Por ocasião do primeiro aniversário da assinatura em Abu Dhabi do Documento sobre a Fraternidade Humana, entre o Papa Francisco e o Grão-Imã de Al-Azhar, o Santo Padre divulgou publicamente uma mensagem de vídeo na qual expressa sua esperança em um mundo "livre do ódio, do rancor, do extremismo e do terrorismo".

A mensagem de vídeo começa com uma saudação especial "a todas as pessoas que, com humanidade, ajudam os seus irmãos pobres, doentes, perseguidos e frágeis sem olhar a religião, a cor, a raça a que pertencem”.

Em seguida, recorda que "um ano atrás, meu irmão, o Grão-Imã Ahmad al-Tayyib, imã de Al-Azhar, e eu assinamos um documento sobre a fraternidade humana na querida capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi".

“Hoje celebramos o primeiro aniversário deste grande evento humanitário, esperando um futuro melhor para a humanidade, um futuro livre do ódio, do rancor, do extremismo e do terrorismo, em que prevaleçam os valores da paz, do amor e da fraternidade”.

Por ocasião deste evento, o Papa Francisco expressa nesta mensagem seu “apreço pelo apoio oferecido pelos Emirados Árabes Unidos ao trabalho do Comitê Superior da Fraternidade Humana. Também sou grato pela iniciativa Abrahamic House, pelo anúncio do Prêmio da Fraternidade Humana”.

O Papa explica que este prêmio procura promover “todos os modelos virtuosos de homens e mulheres que, neste mundo, encarnam o amor através de ações e sacrifícios realizados para o bem dos outros, não importa o quanto sejam diversos por religiões ou por pertença étnica e cultural”.

O Santo Padre conclui sua mensagem de vídeo pedindo "a Deus Onipotente para abençoar todo esforço que favoreça o bem da humanidade e nos ajude a seguir adiante na fraternidade".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptador por Nathália Queiroz.

Confira também: