A Santa Sé espera o fim do cisma lefebvrista  em um lapso de tempo “razoável ”, disse o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, depois do encontro do Papa Bento XVI com o Superior da “Sociedade São Pio X”, o bispo Bernard Fellay.

“O encontro se desenvolveu em um clima de amor pela Igreja e com o desejo de chegar a uma comunhão perfeita”, disse Navarro-Valls, em um comunicado posterior à reunião que se realizou na residência papal de verão a pedido de Fellay.

“Embora sabemos das dificuldades, se manifestou o desejo de avançar passo a passo e em um lapso de tempo razoável”.

O comunicado indica que ainda tomará algum tempo pôr fim ao cisma de 17 anos que iniciou Dom Marcel Lefebvre ao ordenar, contra a autoridade do Papa, a quatro bispos –entre eles a Fellay-, iniciando assim um cisma ao interior da Igreja. Lefebvre morreu excomungado pela Santa Sé.

Na reunião participou também o Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Presidente da  Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”,  instituída por João Paulo II em 2 de julho de 1988, depois do gesto cismático das ordenações episcopais ilegítimas realizadas por Lefebvre em Ecône (Suíça).

A Carta Apostólica indica a finalidade da Comissão: “colaborar com os Bispos, com os Dicastérios da Cúria Romana e com outros ambientes interessados para facilitar a plena comunhão eclesiástica dos sacerdotes, seminaristas, comunidades e religiosos e religiosas ligados à Fraternidade fundada por Lefebvre, que desejarem permanecer unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja Católica, conservando suas tradições espirituais e litúrgicas, à luz de Protocolo assinado em 5 de maio de 1988 pelo Cardeal Joseph Ratzinger e o Arcebispo Lefebvre”.