Na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro, o Papa Francisco recebeu em audiência, no Palácio Apostólico, o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

A visita faz parte da viagem do mandatário que inclui Itália, Espanha, França e Alemanha.

A Santa Sé informou que, durante o encontro, ambos dialogaram sobre a atual situação do país, como a crise econômico-financeira, a luta contra a pobreza, a corrupção e o narcotráfico, a promoção social e a proteção da vida desde sua concepção.

No diálogo entre o Santo Padre e Fernández, também se destacou a importante contribuição da Igreja Católica em favor de toda a sociedade argentina, especialmente dos setores mais vulneráveis da população, e as boas relações existentes entre a Santa Sé e a república Argentina, informou o Vaticano.

Participaram do encontro o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, o Subsecretário para as Relações com os Estados, Dom Mirosław Wachowski, e a primeira-dama da Argentina, Fabiola Yañez, entre outros.

Após o encontro, Fernández explicou à imprensa que pediu ajuda ao Papa Francisco na renegociação da dívida externa da Argentina com o Fundo Monetário Internacional, indicou A24.

Segundo Fernández, não falaram sobre o projeto de despenalização do aborto que seu governo promove.

Na troca de presentes, o Papa Francisco deu ao presidente uma escultura que simboliza a paz e leu uma citação de São Tomás More sobre o “humor dos governantes”.

Por sua vez, Fernández presenteou o Pontífice com um busto do Servo de Deus Manuel Costa de los Ríos, conhecido como “negro Manuel”, primeiro custódia da imagem de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina.

Também entregou ao Papa um livro sobre os cafés portenhos e um tecido artesanal feito por jovens da associação civil Granja Andar.

Anteriormente, Fernández  sua de3legação participaram da Missa presidida bispo argentino chanceler da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, realizado em frente ao túmulo de São Pedro.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: