Em entrevista exclusiva concedida a EWTN News, em Roma, após seu encontro de uma hora com o Papa Francisco, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse nesta sexta-feira, 24 de janeiro, que “foi um grande privilégio” ver a paixão do Santo Padre “pela santidade da vida”.

“Foi um grande privilégio, para mim, passar um tempo com o Papa Francisco e poder fazê-lo em um dia em que literalmente centenas de milhares de norte-americanos, incluindo muitos católicos, se reúnem no National Mall de Washington DC. em defesa do direito à vida, foi uma grande alegria para mim”, disse Pence.

“E escutar sua paixão pela santidade da vida, e escutar os bispos norte-americanos que vieram este mês para vê-lo para falar sobre sua determinação e ver a Igreja nos Estados Unidos seguir, como sempre fez, defendendo a santidade da vida humana, foi um grande privilégio”, ressaltou o vice-presidente dos Estados Unidos.

Pence disse a EWTN que “a Igreja nos Estados Unidos foi um baluarte no movimento pelo direito à vida desde que a Suprema Corte aprovou Roe vs. Wade em 1973” e isso se pode ver “no enorme número de jovens católicos” que participam da Marcha pela Vida.

“O fato de que toda criança é um dom de Deus foi uma contribuição que a Igreja fez a esta causa e a verdade é que nos Estados Unidos vemos cada vez mais jovens que abraçam o direito à vida”, uma mensagem que também “se difunde ao mudo”.

Após recordar que em diferentes ocasiões expressou publicamente seu apoio à Marcha pela Vida que acontece todos os anos em Washington, Mike Pence disse estar “orgulhoso de ser o vice-presidente do presidente mais pró-vida da história norte-americana”, Donald Trump, “que se tornará o primeiro presidente norte-americano a dirigir-se pessoalmente à Marcha pela Vida”.

Outro tema sobre o qual Pence e o Pontífice conversaram foi o da preocupação de ambos pelos cristãos perseguidos “no Iraque e na Planície de Nínive. Disse ao Papa que estamos muito orgulhosos de trabalhar com muitas caridades católicas para reconstruir as comunidades cristãs que foram afetadas pelo Estado Islâmico e sua ação terrorista na região, nos últimos anos”.

Depois de assinalar que os Estados Unidos também compartilham seu trabalho com os Cavaleiros de Colombo na ajuda aos cristãos e dos yazidis na região, Mike Pence contou a EWTN que conversou com o Santo Padre sobre a Venezuela.

“Também falamos sobre a Venezuela. O Papa Francisco é um filho da América do Sul e eu quis entender melhor sua perspectiva sobre como podemos trabalhar juntos como comunidade global para ajudar a restaurar a democracia para as pessoas da Venezuela”, disse.

“Acredito que a ditadura de Nicolás Maduro empobreceu o país, quase cinco milhões de pessoas fugiram da Venezuela para os países vizinhos. A pobreza e a privação naquele que foi um dos países mais ricos de nosso hemisfério é uma tragédia”, lamentou.

Após recordar que Juan Guaidó foi nomeado presidente interino pela Assembleia Nacional, Pence ressaltou que também confia “na consistente e corajosa voz da Igreja na Venezuela para ver a liberdade restaurada”.

Outro tema sobre o qual Pence e o Papa conversaram foi a luta contra o antissemitismo “em todas as suas formas” em todo o mundo e incentivou os líderes do mundo a condená-lo “sem qualquer tipo de reserva cada vez que apareça”.

Mike Pence alertou sobre o antissemitismo promovido pelo Irã, que hoje “nega que o Holocausto tenha ocorrido ou que rotineiramente diz que seu objetivo é desaparecer com Israel do mapa”.

“Não podemos permitir que o estado líder promotor do terrorismo, com tal iniquidade em relação a Israel, tenha armas nucleares, e continuaremos trabalhando para que a comunidade mundial esteja unida. Deter o antissemitismo onde quer que emerja deve ser uma prioridade de todas as nações do mundo”, sublinhou o vice-presidente dos EUA.

A transcrição em inglês da entrevista completa de Mike Pence a EWTN News pode ser lida AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: