O responsável por negócios do Observador Permanente da Santa Sé mante a ONU, Mons. Fredrik Hansen, participou do debate do Conselho de Segurança, realizado em Nova York em 21 e 22 de janeiro, sobre a situação no Oriente Médio e pediu um compromisso da comunidade internacional para reduzir as tensões na região.

Mons. Hansen lamentou a deterioração da estabilidade em todo Oriente Médio, “da tensão entre o Irã e os EUA, bem como a crise no Iraque e Líbano”.

Por isso, “é de máxima importância o apoio e o compromisso da comunidade internacional para manter acesa a chama do diálogo e que os desafios sejam assumidos a partir de uma abordagem global”.

O responsável de negócios do Observador Permanente da Santa Sé recordou as afirmações do Papa Francisco ao Corpo Diplomático acreditado junto ao Vaticano, quando pediu um compromisso firme e efetivo para combater o véu de silêncio que caiu sobre a Síria, onde ainda continuam os enfrentamentos.

Outro país do Oriente Médio que sofre um sangrento conflito silencioso é o Iêmen. “O silêncio e a indiferença podem piorar o conflito no Iêmen, que está sofrendo uma das crises humanitárias mais graves da história recente”, advertiu Mons. Hansen.

Por outro lado, “a Santa Sé e o Papa continuam mantendo uma atenção particular pela Cidade Santa de Jerusalém, a sua vocação de cidade da paz”.

De fato, “o chamado a manter o status quo dos lugares santos de Jerusalém, estimados por judeus, cristãos e muçulmanos em virtude de sua religião e importância para o patrimônio cultural de toda a família humana” é um dos mais realizados pelo Santo Padre, mas também pela própria ONU.

Ressaltou que o Pontífice reiterou em diversas ocasiões a necessidade urgente de que a comunidade internacional apoie o processo de paz entre israelenses e palestinos. A alternativa, alertou, é que a situação é destinada a piorar constantemente, “diminuindo ulteriormente a viabilidade da solução de dois Estados” baseada nos limites territoriais de 1967.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: