Seguindo a tradição estabelecida por ocasião da festa de Santo Antão, o Vaticano recebeu nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a instalação de uma fazenda provisória com animais pertencentes a agricultores de regiões rurais da Itália.

Os peregrinos e visitantes que se aproximaram à Praça Pio XII, anexa à Praça de São Pedro, puderam admirar alguns dos exemplares mais surpreendentes das pecuárias italianas, nesta fazenda instalada pela Associação Italiana de Criadores. 

Muitos dos animais presentes, entre os quais aves de granja, coelhos, burros, ovelhas e gados, pertenciam a espécies endêmicas italianas, resultado de séculos de experiência pecuária desenvolvida em regiões rurais de difícil acesso.

Por outro lado, o Cardeal Angelo Comastri, Vigário Geral do Papa para a Cidade do Vaticano, celebrou a Missa no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro por ocasião da festividade e, no final, foi até a Praça Pio XII para abençoar os animais e centenas de agricultores que estão no Vaticano para esta celebração.

Em suas palavras prévias, o Cardeal Comastri reconheceu que "o espetáculo que vemos aqui hoje é comovente". Recordou as palavras de São Francisco no Cântico das Criaturas, onde diz: “Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e governa”. E acrescenta: "Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas, especialmente o Senhor irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia".

Além disso, perguntou: “Com que motivação invocamos a bênção do Senhor? Vocês, fazendeiros e agricultores, estão imersos na criação do Senhor, digam-me: Quanto trabalho é necessário para ter alimentos saudáveis?”.

Por último, agradeceu aos criadores por seu exemplo para a sociedade: "Vocês certamente são uma das partes mais belas, saudáveis ​​e sérias da sociedade".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: