O Papa Bento XVI se reunirá no próximo 9 de setembro com o presidente de Sérvia e Montenegro, Svetozar Marovic, na residência de verão do Pontífice em Castel Gandolfo, conforme informou o gabinete presidencial sérvio–montenegrino.

Em outras oportunidades o presidente Marovic se pronunciou sobre seu interesse de visitar o Papa: no ano 2003 foi recebido pelo Papa João Paulo II, a quem solicitou apoio para a integração de Sérvia e Montenegro à União Européia (UE).

Nessa oportunidade, o presidente Marovic, informou sobre sua intenção de estender a João Paulo II o convite para visitar este Estado herdeiro da Iugoslávia, conformado em sua maioria por população cristã ortodoxa, e com a presença de algumas comunidades de católicos e muçulmanos.

O Presidente manifestou sua confiança em que uma visita do Papa sirva para afirmar o “espírito europeu da tolerância, o fortalecimento dos valores cristãos do ecumenismo e da multietnicidade, não só em Sérvia e Montenegro senão também em toda a região do sudeste da Europa”.