Durante a Missa celebrada nesta quinta-feira, 16 de janeiro, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco convidou a rezar essas duas orações que, segundo afirmou, são “milagrosas”: “Senhor, se queres, tens o poder de curar-me, tens o poder de perdoar-me; se queres, podes me ajudar”. "Senhor, sou pecador, tens piedade de mim, tens compaixão".

Estas são as duas orações que sugeriu do trecho do Evangelho de São Marcos, lido na Missa, o qual narra como Jesus cura um leproso. "Se queres tens o poder de curar-me", diz o leproso a Jesus, e Jesus o cura.

Francisco enfatizou que "se queres" é a oração que "chama a atenção de Deus". “É um desafio, mas também um ato de fé. Eu sei que Ele pode e, por isso, me entrego a Ele”.

O Papa se pergunta: “Por que este homem sentiu a necessidade de fazer esta oração? Porque via como Jesus agia. Este homem tinha visto a compaixão de Jesus”.

O Pontífice explicou que a compaixão de Jesus não é tristeza. “A compaixão envolve, vem do coração e o leva a possuir algo. Compaixão é ‘sentir com’, tomar o sofrimento do outro sobre si para resolvê-lo, para curá-lo. E esta foi a missão de Jesus. Jesus não veio para pregar a lei e depois ir embora. Jesus veio ‘com compaixão’, isto é, para sentir com e por nós e a dar a própria vida. O amor de Jesus é tão grande que a compaixão o levou à cruz, para dar a vida”.

"Jesus é capaz de se envolver nas dores, nos problemas dos outros porque veio para isso, não para lavar suas mãos e fazer três ou quatro sermões e ir embora".

A partir das palavras do leproso, o Papa sugeriu essas orações: “Senhor, se queres, tens o poder de curar-me, tens o poder de perdoar-me; se queres, podes me ajudar”. Ou também: “Senhor, sou pecador, tens piedade de mim, tens compaixão".

São orações simples “que pode ser dita  várias vezes por dia. ‘Senhor eu te peço: tens piedade de mim’. Várias vezes ao dia, no coração, interiormente, sem dizê-lo em voz alta: ‘Senhor, se queres, tens o poder; se queres, tens o poder. Tens compaixão’”.

Na opinião do Papa, trata-se de uma oração milagrosa, e assim demonstrou o leproso do Evangelho, a quem Jesus olha com compaixão, sem ter vergonha de sua doença ou de seus pecados. “Ele não sente vergonha de nós".

"Ele veio justamente por nós pecadores e quanto mais pecador você for, mais próximo o Senhor estará de você, porque Ele veio por você, por mim, pelo maior dos pecadores, por todos nós", concluiu o Papa Francisco.

A seguir, o Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Marcos 1,40-45

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: