O Papa Francisco nomeou uma mulher como Subsecretária da Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano, conforme informou nesta quarta-feira, 15 de janeiro, a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Trata-se de Francesca Di Giovanni, que trabalha desde 1993 na seção de Relações com os Estados, no setor multilateral da Secretaria de Estado do Vaticano e trabalhou anteriormente no setor jurídico-administrativo no Centro Internacional da Obra de Maria (do Movimento dos Focolares).

Francesca Di Giovanni nasceu na cidade italiana de Palermo, em 1953, e é formada em Direito. Trabalhou no âmbito multilateral em diferentes áreas, incluindo migrantes e refugiados, direito internacional humanitário, comunicações, direito internacional privado, condição das mulheres, propriedade intelectual e turismo.

Com esta nova nomeação papal, a seção de Relações com os Estados terá dois subsecretários. O outro é Mons. Mirosław Wachowski, que será o responsável principal pelo setor da diplomacia bilateral.

Em entrevista a ‘Vatican News’, Francesca Di Giovanni explicou que “há muitos anos pensamos na necessidade de um subsecretário para o setor multilateral: um setor delicado e importante que necessita de uma particular atenção, porque tem modalidades próprias, em parte diferentes do âmbito bilateral”.

Sobre o anúncio de sua nomeação, Di Giovanni disse que "sinceramente jamais pensei" e acrescentou que é um cargo novo no qual tentará fazer "tudo para corresponder à confiança que me foi dada pelo Santo Padre".

"Espero não fazê-lo sozinha: gostaria de contar como sempre com a sintonia que até agora caracterizou o nosso grupo de trabalho", acrescentou Di Giovanni, que confirmou que "é a primeira vez que uma mulher tem um cargo de direção na Secretaria de Estado".

Além disso, Francesca Di Giovanni enfatizou "a atenção do Papa para com o setor multilateral, que hoje é colocado em discussão por alguns, mas que tem uma função fundamental na comunidade internacional”.

Por último, a nova subsecretária da seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano assinalou que “a Santa Sé tem também a missão, na Comunidade internacional, de cuidar para que a interdependência entre os homens e as nações se desenvolvam em uma dimensão moral e ética, além das outras dimensões e vários aspectos que as relações adquirem no mundo atual”.

Portanto, concluiu que "devemos sempre, incansavelmente, favorecer o diálogo em todos os níveis, sempre na busca de soluções diplomáticas".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: