Hoje o Papa Bento XVI recitou o Ângelus acompanhado por centenas de fiéis que foram até sua residência em Castel Gandolfo e recordou com alegria a extraordinária experiência eclesiástica da Jornada Mundial da Juventude, enfatizando o trabalho urgente de que o homem descubra o rosto autêntico de Deus, revelado em Jesus Cristo.

Em suas palavras iniciais o Santo Padre exortou a todos os fiéis a “tomar sempre major consciência de um dado fundamental para a evangelização: onde Deus não ocupa o primeiro lugar, onde não é reconhecido e adorado como o Bem supremo, aí a dignidade do homem é colocada em perigo”. Continuou dizendo que “é urgente levar a homem de hoje a ‘descobrir’ o rosto autêntico de Deus, que se revelou a nós em Jesus Cristo”.

Do mesmo modo, adicionou que “procurar Cristo deve ser um incessante desejo dos crentes, dos jovens e dos adultos, dos fiéis e de seus pastores. Esta busca deve ser alentada, sustentada e guiada. A fé -continuou- não é simplesmente uma adesão a um complexo em si completo de dogmas, que apagaria a sede de Deus presente na alma humana. Ao contrário, é essa sede o que projeta ao homem, que caminha no tempo, até um Deus sempre novo na sua infinitude. O cristão é contemporaneamente alguém que busca e que encontra. É justamente isto aquilo que torna à Igreja jovem, aberta ao futuro, rica de esperança pela  humanidade inteira”.

Recordando ao Santo Bispo de Hipona, Santo Agostinho, o Papa, fazendo referência aos comentários ao Salmo 104, adicionou que “o convite a procurar sempre o rosto de Deus vale para a eternidade. O descobrimento do ‘rosto de Deus’ não acaba jamais. Quanto mais entramos no esplendor do amor divino, mais belo se torna progredir na busca”.

Finalizada a oração Mariana, o Santo Padre cumprimentou os peregrinos chegados de diversos lugares do mundo.