O Papa Francisco enviou seu solidéu como oferta à padroeira da Argentina, Nossa Senhora de Luján.

O gesto foi realizado durante um encontro do Santo Padre com o Bispo Militar da Argentina, Dom Santiago Olivera, na Biblioteca privada do Palácio Apostólico, em 11 de janeiro.

Durante a reunião, ambos conversaram sobre diferentes aspectos e realidades da diocese militar e se falou, entre outros temas, sobre os funcionários militares que estão em prisão preventiva em presídios ou em suas casas, das famílias que perderam seus entes queridos durante a sua função, com os quais teve um gesto especial de enviar-lhes terços de presente.

Depois conversaram sobre a peregrinação de Nossa Senhora de Luján e Dom Olivera perguntou ao Papa Francisco se ele poderia doar o seu solidéu para ofertá-lo à Mãe de Deus na Catedral Militar, Stella Maris.

"Instantaneamente, retirou seu solidéu e o entregou em mãos, um gesto maravilhoso e cheio de amor a Nossa Mãe”, destacou Dom Olivera.

Além de enviar uma mensagem de encorajamento aos fiéis militares, confirmou o Prelado em sua fé e gestão pastoral e o encorajou a continuar trabalhando para que se “viva em justiça, pelo encontro pela paz, pela concórdia, pelo encontro entre todos".

Entre outros presentes, Dom Santiago Olivera, postulador da causa de canonização de São José Gabriel del Rosario Brochero, entregou um livro de sua autoria intitulado “Cura Gaucho, Pastor con olor a Oveja” (Padre Gaúcho, Pastor com cheiro de ovelha), na versão italiana.

Dias atrás, em 8 de janeiro, o Papa Francisco, Dom Olivera e a delegação da Força de Tarefas Argentinas 54 (TLC), sob o comando da Organização das Nações Unidas em Chipre, se reuniram na Sala Paulo VI, durante a Audiência Geral.

“O Santo Padre agradeceu aos nossos homens, retribuiu seu trabalho profissional, enfatizando, especialmente, o ser militares a serviço da paz. Foi um encontro muito fraterno, muito pessoal”, explicou Dom Olivera.

No dia seguinte, o Bispo Militar da Argentina e o reitor da Catedral Militar Stella Maris, Pe. Diego Pereyrase, se reuniram com Dom Emil Paul Tscherrig, que foi o Núncio Apostólico na Argentina entre 2012 e 2017.

O atual Núncio Apostólico na Itália recebeu uma imagem de São Gabriel del Rosario Brochero e o livro “Cura Gaucho, Pastor con olor a Oveja”.

Dom Tscherrig lembrou as palavras que o também padroeiro do clero argentino escreveu uma vez: “É um grandíssimo favor que Deus me fez ao me desocupar completamente da vida ativa e me deixar com a passiva. Quero dizer que Deus me dá a ocupação de buscar meu fim último e de rezar pelos homens passados, pelos presentes e pelos que virão até o fim dos tempos”.

“Essas palavras de Brochero tocaram meu coração a tal ponto que, quando estou celebrando a Missa, no momento da consagração da Eucaristia, rogo ao Senhor, para que aceite isso pelos homens do passado, pelos presentes e pelos que virão até o fim dos tempos”, afirmou o Núncio Apostólico.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: