Rádio Vaticano recordou hoje o 27º aniversário da eleição papal do Patriarca de Veneza, Cardeal Albino Luciani, quem tomou o nome de João Paulo I.

Rádio Vaticano comemorou a ocasião recordando a mensagem Urbi et Orbi que o defunto Pontífice dirigiu a todos os fiéis católicos.

Nesse momento, o Papa assinalou que “todos estamos comprometidos na obra de elevar ao mundo para uma justiça cada vez maior, para a paz estável, para a cooperação sincera” e exortava a “ser instrumentos eficazes e responsáveis por uma ordem nova, mais justa e sincera”.

Nesta mesma mensagem, como “humilde Vigário de Cristo”, com temor e tremor, mas confiando em Deus, o Pontífice ficava inteiramente à disposição da Igreja e da sociedade civil, sem distinção de raça ou pertença alguma, para assegurar ao mundo um amanhecer mais sereno e doce.

A Igreja “convocada e constituída por Deus para ser sacramento visível da unidade salvífica, para todos e cada um, transbordando todos os limites de tempos e de lugares, entra na história humana com o desejo de estender-se a todas as nações”, testemunhando a Jesus, autor da salvação, e princípio da unidade e da paz”, afirmava João Paulo I.