Embora a Madre Teresa da Calcutá, que hoje faria 95 anos de idade, nunca celebrasse seu aniversário, o governo regional do estado da Kerala na Índia, decidiu que todo dia 26 de agosto se celebre o dia das crianças órfãs em honra à Beata.

O governo de Kerala, sul da Índia, declarou o dia 26 de agosto como o "Dia anual do órfão", conforme informa UCA News.

Para hoje estão previstos eventos e celebrações organizadas pelo governo especialmente nos 419 orfanatos que acolhem 25 mil meninos órfãos da Índia.

Muitas destas crianças foram achados e recolhidos nas ruas de Kerala, e se desconhece a data de seus nascimentos. Um deles é Rajesh Damodaran, que junto a outras crianças órfãs se alegra pela decisão do governo, e considerou "uma alegria poder celebrar nosso aniversário junto a uma Santa. Nunca conheci minha mãe nem meu papai, mas cada vez que penso em minha mãe, penso na Madre Teresa".

"Nunca permita que alguém que se encontre contigo, não se alegre por ter te encontrado", exortava sempre a Madre Teresa a suas irmãs Missionárias da Caridade, a congregação que fundou e que hoje conta com mas de 350 comunidades em 80 países do mundo, dedicadas ao serviço dos mais pobres entre os pobres.

Madre Teresa morreu em 5 de setembro de 1997, e em 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II a beatificou.