Um bispo polonês anunciou, durante uma entrevista concedida ao canal de televisão pública TVP, que o Papa Bento XVI teria respondido positivamente a um convite para visitar a Polônia no próximo ano.

O Bispo de Koszalin-Kolobrzeg, Dom Kazimierz Nycz, revelou que "os bispos poloneses convidaram Bento XVI a visitar a Polônia imediatamente depois de sua eleição. Chegou aos bispos uma resposta do Sumo Pontífice dizendo que fará uma peregrinação no próximo ano".

Entretanto, o Vaticano não confirmou a notícia e há alguns dias o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquin Navarro-Valls, informou que ainda não existe outra viagem na agenda do Pontífice.

O Bispo indicou que as colaboradoras Do Papa "receberam a ordem de preparar esta peregrinação" mas não precisou dados, nem detalhes da visita. No final do mês de abril passado, o chefe de Estado polonês Aleksander Kwasniewski convidou oficialmente Bento XVI a visitar a terra de João Paulo II.

"Entenderia (a viagem) como uma homenagem de todos nós a João Paulo II", declarou Kwasniewski. "Também se trataria de um acontecimento simbólico de outra dimensão: à cabeça da Igreja se encontra hoje um representante de um país vizinho, Alemanha, com o qual após vários séculos de história difícil, reconciliamo-nos para construir juntos uma Europa unida. É um bom sinal para a Polônia", indicou.