Na madrugada desta terça-feira, ocorreu um terremoto de magnitude 6,4 graus, o último de uma série de terremotos que atingiram Porto Rico desde 28 de dezembro e, até o momento, teve como resultado a morte de uma pessoa, a destruição de uma igreja católica e numerosos danos materiais.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o terremoto foi registrado às 4h24 (hora local), com um epicentro a 13 quilômetros da cidade de Ponce, no sul da ilha.

As autoridades locais confirmaram a morte de um homem de 73 anos e pelo menos oito feridos em Ponce, o corte do fornecimento de energia na ilha e uma série de deslizamentos de terra nas cidades próximas ao epicentro.

A governadora, Wanda Vázquez, declarou estado de emergência na ilha e ordenou a ajuda da Guarda Nacional, a força de reserva porto-riquenha. Nas redes sociais, pede-se orações pela ilha com a hashtag #PrayForPuertoRico.

Entre os deslizamentos de terra, informou-se sobre a destruição da paróquia Imaculada Conceição do município de Guayanilla, templo de 180 anos de antiguidade. Em algumas imagens compartilhadas pelo meio ‘El Visitante’, observa-se como um grupo de fiéis ajuda a resgatar o sacrário dos escombros. Não houve feridos durante o desmoronamento.

Pe. Melvin Díaz Aponte, pároco da Imaculada Conceição de Guayanilla, disse "que temos que manter a calma, voltar o olhar para Deus e saber que Ele sempre nos fala”.

"Pela fé, sabemos que, acima do templo material, somos igreja... cada um dos cristãos, pedras vivas e, portanto, com a força das pedras vivas, construiremos o templo material", acrescentou.

Por sua parte, o Arcebispo de San Juan (Porto Rico), Dom Roberto Octavio González, disse em seu Twitter que "é importante a oração, a serenidade, a solidariedade e a caridade".

"Somos uma família!", exclamou.

Em outro tuíte, o Arcebispo pediu para “nos mantermos serenos, apoiando-nos; pedindo ao Criador que nos proteja, já que os sismólogos nos informam que os tremores continuarão”. 

Na segunda-feira, 6 de janeiro, outro tremor de 5,8 graus atingiu o sul de Porto Rico e causou danos a várias casas nas cidades de Guanica e Guayanilla.

Segundo o USGS, centenas de pequenos terremotos ocorreram na ilha nas últimas semanas.

Mais em

Confira também: