O Papa Francisco exortou os cristãos a diferenciar entre o Espírito Santo e o espírito do mundo, a saber se "o que tenho do meu coração vem de Deus ou do espírito do mundo".

Durante a Missa celebrada nesta terça-feira, 7 de janeiro, na Casa Santa Marta, o Papa enfatizou que alguém pode “estar nas cidades mais pecaminosas, nas sociedades mais ateias, mas, se o coração permanece em Deus, este homem levará consigo a salvação".

Em sua homilia, recordou o episódio dos Atos dos Apóstolos no qual narra como os apóstolos chegaram a uma cidade e se encontraram com cristãos batizados por João Batista. No entanto, não sabiam que o Espírito Santo existia.

Nesse sentido, Francisco lamentou que muitas pessoas só identificam o Espírito Santo com uma pomba e ignoram que "é ele quem nos faz permanecer no Senhor, que é a garantia, a força para permanecer no Senhor".

Advertiu contra o espírito do mundo que se opõe ao Espírito Santo: "Jesus, na Última Ceia, não pede ao Pai para tirar os discípulos do mundo, mas para protegê-los do espírito do mundo, que é o contrário".

O espírito do mundo “é pior do que cometer um pecado. É uma atmosfera que o torna inconsciente, o leva a um ponto que você não sabe reconhecer o bem do mal”.

O espírito do mundo é pior do que o pecado, porque “o pecado não o afasta de Deus se você se arrepender e pedir perdão. Mas o espírito do mundo o faz esquecer o que é o pecado”.

Para permanecer em Deus, continuou, "devemos pedir esse dom do Espírito Santo"; e pediu "para não trair o Espírito Santo", porque, "quando caminhamos rumo ao espírito do mundo, entristecemos o Espírito Santo e o ignoramos, o deixamos de lado e a nossa vida vai por outro caminho".

“O Espírito Santo o leva a Deus e, se você pecar, o Espírito Santo o protege e o ajuda a se levantar, mas o espírito do mundo o leva à corrupção, a um ponto tal que você não sabe distinguir o que é bom e o que é mau: é tudo a mesma coisa, é tudo igual”.

O Papa propôs então a pergunta: "Quando você sente algo, você tem vontade de fazer algo, ou você tem uma ideia", como saber se vem do Espírito de Deus ou do espírito do mundo?

Para descobrir, convidou a se perguntar “uma, duas vezes por dia, ou quando você sente algo que lhe vem em mente: É do espírito do mundo ou do Espírito de Deus? Isto vai me fazer bem ou vai me levar pelo caminho da mundanidade que é a inconsciência?".

“Por isso eu recomendo, todos os dias, tomem algum tempo antes de ir para a cama ou ao meio-dia, quando quiserem, e se perguntem: o que passou no meu coração hoje? O que é que eu tive vontade de fazer, de pensar? Qual é o espírito que se moveu no meu coração?”. 

"O Espírito de Deus, dom de Deus, o Espírito Santo que sempre me leva ao encontro com o Senhor ou o espírito do mundo que me distancia do Senhor gentilmente, lentamente; é um deslizamento lento, lento, lento".

O Papa finalmente convidou a pedir a graça "de permanecer no Senhor e rezemos ao Espírito Santo, para que Ele nos faça permanecer no Senhor e nos dê a graça de distinguir os espíritos, isto é, o que se move dentro de nós".

Confira também: