O Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, pediu para superar a espiral de vingança para percorrer "o caminho da paz" e lembrou a importância da oração.

"Sabemos que com esses episódios no Oriente Médio, sobretudo no Iraque nestes dias, estamos experimentando uma espiral de vingança com todos os sinais que descrevem situações de tensão e guerra", advertiu o Purpurado.

Apesar disso, “somos sempre convidados, como diz a mensagem do Dia Mundial da Paz deste ano, a reconhecer o fato de que o caminho para a paz é longo. É por isso que falamos de um caminho para a paz, um caminho apoiado pela esperança no fato de que o Príncipe da Paz, Jesus, desceu à terra. Esperamos que, ao vencer a morte, também ganhemos à violência em todos esses conflitos”.

Em uma entrevista concedida a Vatican News, o Cardeal Turkson lembrou que "começamos este ano com grande entusiasmo e esperança, com a mensagem de paz, com a esperança de poder viver um ano com paz, esperança, confiança e bem-estar humano", por isso reconheceu que "certamente é triste que o ano seja recebido tão rápido por esses episódios de violência, assassinato, derramamento de sangue".

Além disso, o Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral destacou a importância da “cultura do encontro” à qual o Papa Francisco convida e lembrou que “já desde o Papa João XXIII, durante o período de tensão entre os Estados Unidos e a Rússia pela crise em Cuba, o que ajudou um pouco a superar essa situação de tensão foi a diplomacia política”.

Nesta linha, Turkson assinalou que, na época, a diplomacia vaticana “permitiu superar a desconfiança que prevalecia entre esses dois países” e explicou que “através da diplomacia da Santa Sé, conseguimos estabelecer um pouco de confiança, um pouco de esperança e uma pequena amizade entre essas duas nações, por isso pudemos superar essa grande ameaça”.

“O papel da Santa Sé é indispensável, porque Deus confiou uma missão à Igreja. E a missão inclui não apenas a pregação do Evangelho, mas também ser discípulos e ministros de paz e harmonia entre as nações”, explicou o Purpurado.

Neste sentido, o Cardeal Turkson enfatizou que, assim como fez o Papa São João XXIII, a Igreja “continua sendo uma fonte de paz entre as diferentes nações. E, graças a Deus, temos vários organismos na Igreja que nos ajudam a difundir esta mensagem de paz”.

Deste modo, o Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral indicou que "a raiz e o começo desse caminho de paz é a oração, porque incute essa atitude, essa virtude da esperança de nunca ceder diante dos obstáculos".

“A oração é um momento que nos conecta com o Príncipe da Paz, com o próprio Senhor que nos encoraja, nos fortalece, nos inspira. Então, sem paz, não podemos nos mover”, ressaltou.

Confira também: