A polícia espanhola deteve na quarta-feira de noite em Barcelona ao  autor do envio a diversos meios de vários comunicados ameaçadores em nome da rede terrorista Al Qaeda, o último deles enviado ao jornal ABC, onde criticava e deslizava ameaças contra a Santa Sé em relação com a guerra do Iraque.

O detido, um homem de uns quarenta anos de idade, identificado pela polícia como “J.R.”, tinha deixado em alguns de seus comunicados –informa o jornal madrilense– “pistas falsas que conduziam para telefones oficiais da Administração autonômica catalã para desviar a atenção”.

A Delegacia da Polícia Geral de Informação tinha comprovado que a pessoa que enviou o texto à  ABC e à Televisão Espanhola (TVE) manipulou a linha de fax para que no registro de entrada ficasse refletido um número distinto ao de procedência real com o fim de evitar sua identificação.

Os peritos têm agora como principal tarefa descobrir qual era a motivação do J.R. e se se trata de um indivíduo perturbado ou um simpatizante de Al Qaeda.