O comitê pró-vida Michigan Values ​​Life apresentou quase 380 mil assinaturas ao estado de Michigan (Estados Unidos), em um esforço para apresentar um novo projeto de lei que proíba abortos por desmembramento.

No total, 379.418 assinaturas válidas foram recebidas pela “Michigan Bureau of Elections” (Gabinete de Eleições de Michigan) para iniciar uma legislação que proíba os abortos no estado.

Segundo Michigan Values ​​Life, “o procedimento de desmembramento, conhecido na comunidade médica como Dilatação e Evacuação (D&E), é uma forma cruel de aborto frequentemente usada durante o segundo trimestre da gravidez (entre as semanas 13 e 24 da gestação)".

"O procedimento requer que o médico abortista desmembre um nascituro que ainda está com vida, arrancando do bebê extremidade por extremidade dentro do ventre e removendo individualmente cada uma das partes do corpo”, assinala o comitê.

Em 2018, houve 1.908 abortos por desmembramento em Michigan, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos local.

A presidente do grupo pró-vida Right to Life of Michigan (organização que promoveu a Michigan Values ​​Life), Barbara Listing, disse que a apresentação das assinaturas é um "maravilhoso presente de Natal para os nascituros".

"Michigan valoriza a vida e é hora de acabar com esses abortos violentos por desmembramento tardio", indicou.

O requisito de assinaturas válidas dos eleitores registrados para apresentar uma legislação é de aproximadamente 350 mil ou 8% dos votos da última eleição governamental.

Se esse limite for atingido, a norma entraria em vigor com uma simples maioria de votos do Senado de Michigan ou da Câmara de Representantes. Se os legisladores estaduais votarem contra a linguagem da petição ou não tomarem nenhuma ação, iria para eleição para ser aprovada ou rejeitada pelos eleitores de Michigan.

 “Nossa força de voluntários comprometidos perseverou através de obstáculos significativos que se colocaram em seu caminho neste ano. Recebemos mais de 400 mil assinaturas, mas após uma verificação exaustiva, reduzimos para o total final de assinaturas válidas”, disse Listing.

O Gabinete de Eleições levará várias semanas para determinar a validade das assinaturas enviadas e, uma vez confirmada a quantidade suficiente, a iniciativa legislativa será enviada ao Congresso estadual.

"As 379.418 pessoas que assinaram seus nomes nesse pedido para proibir o desmembramento deveriam confiar que nossas maiorias pró-vida no Congresso de Michigan aprovarão novamente o projeto de lei", acrescentou o anúncio.

Confira também: