Na preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2022, jovens portugueses peregrinarão a Roma para acolher os símbolos da JMJ, em abril próximo ano.

Os jovens de Portugal receberão a Cruz Peregrina e o ícone da Salus Populi Romani (Protetora do povo romano) no Domingo de Ramos, 5 de abril de 2020. Por isso, o Comitê Organizador Local da JMJ em Portugal vai promover uma peregrinação a Roma entre os dias 3 de 6 de abril.

Segundo informa a Agência Ecclesia, do episcopado de Portugal, a programação prevê um encontro na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses e uma peregrinação por outras três igrejas na capital italiana, no sábado. No dia seguinte, haverá o encontro com o Papa Francisco e a recepção dos símbolos da JMJ. O regresso a Portugal se dará na segunda-feira, 6 de abril.

Sobre a presença da Cruz e do ícone da Salus Populi Romani na preparação para a Jornada de 2022, informam que estes permanecerão em Lisboa durante a Semana Santa do próximo ano. Em seguida, iniciarão uma peregrinação por dioceses fora de Portugal, regressando ao país em novembro, para percorrer todas as dioceses portuguesas até junho de 2022.

Conforme assinala o site da JMJ Lisboa 2022, “as Jornadas Mundiais da Juventude são a manifestação concreta deste peregrinar. E agora chegou a nossa vez, jovens portugueses, de acolher este grande encontro”.

“Que a Cruz seja sinal de Esperança no Amor redentor de Cristo Crucificado, que venceu a morte, ressuscitou e vive entre nós. E Maria, a maior influencer de Deus, modelo de humildade, dedicação e serviço, possa guiar-nos e acompanhar-nos nesta preparação para a JMJ Lisboa 2022, na certeza de nunca vamos sozinhos”, completam.

As inscrições para a peregrinação a Roma vão até o dia 27 de janeiro de 2020 e informações sobre as condições da viagem e do alojamento vão estar disponíveis em www.jmjlisboa2022.org.

Confira também: