Nesta quinta-feira, durante a Missa na Casa Santa Marta, o Papa Francisco refletiu sobre a gratuidade da salvação que Deus oferece e advertiu sobre o perigo de “acreditarmo-nos redentores de nós mesmos”.

Frente a esta pretensão, o Pontífice recordou que a salvação é um dom gratuito do Senhor. Para explicar isso, Francisco recorreu à imagem do deserto: “o Senhor faz o deserto florescer”.

O Papa empregou esta expressão para se referir a como Deus se apresenta a duas mulheres estéreis e lhes concede o dom da maternidade. Na primeira leitura do dia, do livro dos Juízes, narra-se que “o anjo do Senhor” apareceu à mulher do israelita Manué, que era estéril, e lhe anuncia que “conceberás e darás à luz um filho” que “começará a libertar Israel das mãos dos filisteus”. O filho foi Sansão.

No Evangelho de São Lucas, narra-se como “o anjo do Senhor” se apresenta a Zacarias, esposo de Isabel, prima de Maria, que não havia tido filhos, e lhe anunciou: “Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João”.

“A esterilidade é um deserto”, assinalou o Papa. No entanto, “ambas as mulheres concebem e dão à luz. ‘Padre, isso é um milagre?’. Não, é mais do que um milagre: é a base, é precisamente o fundamento da nossa fé”.

Ambas as mulheres, a mãe de Sansão e a mãe de João, “concebem porque Deus é capaz de mudar tudo, mesmo as leis da natureza; é capaz de abrir caminho para sua Palavra. Os dons de Deus são gratuidade. E essa vida de ambas as mulheres é a expressão da gratuidade de Deus”.

O Papa descreveu Sansão e João Batista como “são o símbolo da gratuidade em nossa salvação, porque ninguém pode salvar a si mesmo. O único que salva é o Senhor”.

“Se você não confiar na gratuidade da salvação do Senhor, não será salvo”, advertiu o Santo Padre. “Mas, tenho consciência de que o pecado é não custodiar a gratuidade? E quando vou confessar, o que faço? Conto os pecados como um papagaio ou os conto porque sinto que arrisquei o dom da gratuidade para ter algo meu?”.

“Custodiar a gratuidade e pensar em Sansão: eleito, bom, que no final de sua vida teve um deslize, depois se recompôs. Mas nós podemos, nós podemos escorregar e acreditarmo-nos redentores de nós mesmos. O pecado é isso. O pecado é o desejo de redimir a nós mesmos”, advertiu.

O Papa Francisco finalizou sua homilia convidando para que, “nestes dias antes do Natal, louvemos ao Senhor pela gratuidade da salvação, pela gratuidade da vida, por tudo o que nos dá de graça. Tudo é graça”.

A seguir, o Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Lucas 1,5-25

5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”. 21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.

23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

Confira também: