Pe. Eduardo Lorenzo, sacerdote da Arquidiocese de La Plata (Argentina), investigado por suposto abuso sexual, tirou a própria vida no dia 16 de dezembro.

O fato foi confirmado pelo Arcebispo de La Plata, Dom Víctor Fernández, em um comunicado. "Nosso irmão Eduardo Lorenzo tirou a própria vida depois de longos meses de enorme tensão e sofrimento", expressou.

Na tarde da segunda-feira, 16 de dezembro, a juíza Marcela Garmendia ordenou que o sacerdote fosse preso depois de conhecer seu perfil psicológico. Depois disso, Pe. Lorenzo foi encontrado sem vida na sede da Cáritas de La Plata.

O sacerdote era investigado pela justiça civil por suposto abuso sexual contra pelo menos cinco meninos menores de idade.

A promotora Ana Medina pediu a prisão do sacerdote em outubro de 2018; no entanto, o advogado de defesa, Alfredo Gascón, apresentou um pedido de isenção da prisão e, por sua vez, a juíza Garmendia decidiu esperar pelas perícias psicológicas realizadas no acusado.

A investigação civil contra Pe. Lorenzo começou em 2008 e, em 2009, foi aberta uma causa eclesiástica. No entanto, ambas foram fechadas.

No início de 2019, o Arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández, “solicitou uma investigação complementar” com “novas consultas e novos testemunhos, orientada a conhecer o comportamento de Lorenzo nos últimos dez anos”.

Na carta publicada após a morte do presbítero, o Prelado escreveu que “só podemos nos unir em orações por ele para que o Deus da vida o receba em seu infinito amor. O próprio Senhor nos ajudará a compreender algo em meio a este mistério escuro e nos ensinará algo ainda através desta dor”.

"Acompanhamos com a oração os seus familiares, amigos e aqueles que o apreciavam como sacerdote”, acrescentou.

"Apesar do julgamento pelas acusações apresentadas não ter sido concluído, também rezamos por aqueles que possam ter se sentido ofendidos por ele”, concluiu.

Confira também: