O Papa Francisco enfatizou que o presépio é um "Evangelho doméstico" que recorda que "Jesus veio à nossa vida concreta", por isso incentivou a ter um presépio em casa.

Assim o indicou o Santo Padre ao presidir nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a Audiência Geral na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Em sua catequese, o Pontífice lembrou que daqui a uma semana será Natal e assinalou que “nestes dias, enquanto corremos para fazer os preparativos para a festa, podemos nos perguntar: Como estou me preparando para o nascimento do Festejado?” e acrescentou que “uma maneira simples, mas eficaz de se preparar é montar o presépio”.

Nesta linha, o Papa recordou que visitou recentemente a cidade italiana de Greccio, onde São Francisco fez o primeiro presépio com a população local. Ali o Pontífice assinou a carta apostólica Admirabile signum, "para lembrar o significado dessa tradição", na qual escreveu que o presépio "é como um Evangelho vivo", porque "leva o Evangelho aos lugares onde se vive: nas casas, nas escolas, nos locais de trabalho e de reunião, em hospitais e asilos, nas prisões e nas praças. E, lá, onde vivemos, nos lembra de uma coisa essencial: que Deus não permaneceu invisível no céu, mas veio à Terra, tornou-se homem, um menino”.

Dessa maneira, o Santo Padre afirmou que “fazer o presépio é celebrar a proximidade de Deus”, que permite redescobrir que “Deus é real, concreto, vivo e palpitante. Não é um senhor distante ou um juiz desapegado, mas é Amor humilde, que desceu até nós. O menino do presépio nos transmite sua ternura”.

Nesse sentido, o Papa lembrou algumas imagens que representam o Menino Jesus de braços abertos, para nos dizer que “Deus veio abraçar nossa humanidade”. Por isso, convidou a “estar diante do presépio e confiar a vida ao Senhor, falar com Ele sobre as pessoas e situações que são importantes para nós, fazer com ele a avaliação do ano que termina, compartilhar as expectativas e preocupações”.

Além disso, o Pontífice disse que "o presépio é um Evangelho doméstico", pois "junto com Jesus vemos Nossa Senhora e São José". Por isso, encorajou a "convidar a Sagrada Família para nossa casa, onde há alegrias e preocupações, onde todos os dias nos levantamos, comemos e estamos próximos de nossos entes queridos”.

“O presépio que fazemos em casa, onde compartilhamos comida e carinho, nos lembra de que Jesus é o alimento essencial, o pão da vida. É Ele quem alimenta o nosso amor, é Ele que alimenta o nosso amor, é Ele que doa às nossas famílias a força para ir avante e nos perdoar”, disse o Papa.

Do mesmo modo, Francisco explicou que o presépio nos oferece outro ensinamento da vida, porque, diante dos “ritmos às vezes frenéticos de hoje, é um convite à contemplação”, pois “nos recorda a importância de parar”.

“Somente quando sabemos nos recolher, podemos acolher o que conta na vida. Somente se deixarmos o barulho do mundo fora de nós mesmos, nos abriremos para ouvir Deus, que fala em silêncio”.

Além disso, o Papa disse que o presépio é "a imagem artesanal da paz", diferente da fabricação no mundo de "armas e tantas imagens violentas que entram nos olhos e no coração".

Finalmente, o Santo Padre disse que "do presépio podemos colher o ensinamento sobre o sentido próprio da vida", porque o presépio "recorda que Jesus está voltando à nossa vida concreta. Na vida de todos os dias, não estamos mais sós. Ele habita conosco. Não muda magicamente as coisas, mas, se O acolhermos, todas as coisas podem mudar".

"Eu então faço votos de que montar o presépio seja a ocasião para convidar Jesus na vida. Quando montamos o presépio em casa, é como abrir a porta: entre Jesus. Fazer concreta esta proximidade, este convite a Jesus para que venha na nossa vida. Porque se Ele a habita, renasce. E se a vida renasce, é verdadeiramente Natal. Feliz Natal a todos!”, concluiu.

Confira também: