Como acontece todo terceiro Domingo do Advento há 50 anos, a Praça de São Pedro recebeu neste domingo, 15 de dezembro, a bênção pontifícia das imagens do Menino Jesus que diversos jovens dos oratórios de Roma e de outros lugares da Itália e do exterior levantaram diante do Pontífice após a oração do Ângelus dominical.

Essa tradição começou em 21 de dezembro de 1969, durante o Pontificado do Papa São Paulo VI, quando concedeu pela primeira vez a benção das imagens conhecidas como “bambinelli” e que a partir da noite de 24 de dezembro serão colocadas nos presépios de numerosos lares romanos.

Em sua bênção, o Papa cumprimentou os jovens que “viestes com as pequenas imagens do Menino Jesus para o vosso Presépio. Levantai as imagenzinhas! Abençoo-as de coração!”.

Em seguida, citou um parágrafo da recente Carta Apostólica Admirabile signum, sobre a importância do presépio e a necessidade de conservar e revitalizar essa tradição cristã popular.

“O presépio é como um Evangelho vivo. Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade de Jesus, Deus, d'Aquele que se fez homem a fim de se encontrar com cada um de nós. E descobrimos que Ele nos ama tanto que se uniu a nós, para que também nós pudéssemos unir-nos a Ele”.

Confira também: