O Papa Francisco aprovou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a promulgação dos decretos que reconhecem as virtudes heroicas do sacerdote português Padre Américo e da religiosa brasileira Maria dos Anjos de Santa Teresa.

Américo Monteiro de Aguiar, mais conhecido como Padre Américo, nasceu em Galegos, Penafiel, em 23 de outubro de 1887. Foi o fundador da Obra da Rua, em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato, que tem como objetivo acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens.

O sacerdote faleceu em 16 de julho de 1956, no Porto, tendo sido sepultado na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Penafiel. Seu processo de beatificação foi introduzido em 1986.

Após o reconhecimento das virtudes heroicas de Padre Américo, o Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, recordou o trabalho do sacerdote nesta cidade portuguesa.

Durante sua homilia na Missa que assinalou o quinto aniversário do restauro da Torre e da Igreja dos Clérigos, Dom Manuel Linda destacou como a obra de Padre Américo ajudou “crianças abandonadas ou malnutridas, em estado de pobreza absoluta e conseguiu alimentar e servir a sociedade”.

Outro decreto reconhecido pelo Pontífice foi o das virtudes heroicas de Madre Maria dos Anjos de Amorim, conhecida como Madre dos Anjos. A religiosa pertencia ao Instituto das Filhas de Maria Religiosas das Escolas Pias, as Escolápias.

Nasceu em 8 de agosto de 1917, em Cláudio (MG), e recebeu como nome de batismo Dinah Amorim. Madre Maria dos Anjos faleceu em 1º de setembro de 1988, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao publicar a notícia da aprovação do decreto das virtudes heroicas de Madre dos Anjos, a página de Facebook das Irmãs Escolápias do Brasil assinalaram que se trata de “uma grande alegria” para o Instituto.

Confira também: