A imagem de Nossa Senhora de Luján, doada pela Argentina ao Bispado Militar da Grã-Bretanha, foi entronizada em 8 de dezembro na Catedral de São Miguel e São Jorge, na cidade de Aldershot.

A imagem mariana foi doada em 30 de outubro, em Roma, pelo Bispo Militar da Argentina, Dom Santiago Olivera, ao Bispo da Grã-Bretanha, Dom Paul Mason, como um gesto de amizade entre os dois países.

Nessa cerimônia, Dom Mason também devolveu para a Argentina a imagem de Nossa Senhora de Luján que acompanhou os soldados argentinos nas Ilhas Malvinas durante a guerra entre os dois países em 1982 e que permaneceu na catedral militar de Aldershot durante 37 anos.

Dessa forma, a padroeira da Argentina retornou ao país em 4 de novembro para visitar o território como "peregrina da paz".

A imagem doada à Grã-Bretanha foi entronizada na Catedral de São Miguel e São Jorge durante a Missa da Solenidade da Imaculada Conceição pelo Bispo Militar da Grã-Bretanha, Dom Paul Mason, na companhia de capelães militares.

A cerimônia contou com a presença de autoridades militares locais; do embaixador da Argentina no Reino Unido e na Irlanda do Norte, R. Carlos Sersale di Cerisano; e o adido em Defesa da Argentina no Reino Unido e Irlanda do Norte, Comodoro Marcelo Monetto.

Durante os 37 anos que a Virgem de Luján permaneceu na Grã-Bretanha, a imagem foi motivo de oração pelos soldados que morreram nas Malvinas e Dom Mason deseja que essa devoção mariana continue crescendo.

Confira também: