No próximo dia 12 de dezembro, o Papa Francisco presidirá a Missa em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, na Basílica de São Pedro.

A Celebração Eucarística acontecerá às 18h (hora de Roma) e será precedida pela oração do Santo Terço, que começará meia hora antes.

A Pontifícia Comissão para a América Latina informou que os ingressos para participar da celebração devem ser solicitados à Prefeitura da Casa Pontifícia.

“Isso já está se tornando uma tradição. O Papa Bento XVI iniciou essa tradição no último ano de seu Pontificado, aceitando presidir, na Basílica de São Pedro, a celebração eucarística na festa de Nossa Senhora de Guadalupe, em 12 de dezembro”, destacou em 2018 a ACI Prensa –  agência em espanhol do Grupo ACI –  o então Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, Guzmán Carriquiry.

Além disso, o Dicastério indicou que "esta Celebração Eucarística não é reservada somente aos latino-americanos", porque a Virgem de Guadalupe "é a Mãe dos nossos povos, e também Imperatriz de todo o continente e Padroeira das Filipinas, e a sua devoção atualmente tem uma grande difusão universal".

Mensagem em sua visita ao México

O Papa Francisco visitou a Basílica de Guadalupe em 13 de fevereiro de 2016, quando pôde rezar em silêncio diante da imagem da Virgem e celebrou uma Eucaristia na "Villa".

Naquela ocasião, o Santo Padre assinalou que, “assim como Se apresentou ao humilde Juanito, de igual modo continua a fazer-se presente junto de todos nós, especialmente daqueles que sentem, como ele, que ‘não valem nada’”.

"Ela nos diz que tem a ‘honra’ de ser nossa mãe. Isto nos dá a certeza de que as lágrimas daqueles que sofrem não são estéreis. São uma oração silenciosa que sobe até o céu e que, em Maria, encontra sempre lugar sob o seu manto. Nela e com Ela, Deus Se faz irmão e companheiro de estrada, carrega conosco as cruzes para não deixar as nossas dores nos esmagar”, explicou o Papa durante sua visita ao México em 2016.

Além disso, o Papa Francisco lançou um convite para ser "mensageiros" de Nossa Senhora de Guadalupe: "Não sou tua mãe? Não estou Eu aqui? Não te deixes vencer pelas tuas dores, pelas tuas tristezas: diz-nos Ela. Hoje, volta a enviar-nos como a Juanito; hoje repete para nós: Sê o meu mensageiro, sê o meu enviado para construir muitos santuários novos, acompanhar tantas vidas, consolar tantas lágrimas. Basta que caminhes pelas estradas do teu bairro, da tua comunidade, da tua paróquia como meu mensageiro, minha mensageira; levanta santuários compartilhando a alegria de saber que não estamos sozinhos, que Ela está conosco”.

“Sê o meu mensageiro – diz-nos – dando de comer aos famintos, de beber aos sedentos; oferece um lugar aos necessitados, veste os nus e visita os doentes. Socorre os prisioneiros, não os deixes sozinhos, perdoa a quem te fez mal, consola quem está triste, tem paciência com os outros e sobretudo implora e invoca o nosso Deus”, convidou o Papa.

Confira também: