O Papa Francisco definiu o caminho da santidade como o caminho "da pequenez" e lembrou que "o Reino de Deus cresce no pequeno" e que o Espírito Santo "escolhe o pequeno, sempre".

Assim assinalou o Pontífice na homilia da Missa celebrada na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano.

Explicou que "a redenção, a revelação, a presença de Deus no mundo começa assim e sempre é assim": no pequeno.

“A revelação de Deus se faz na pequenez. Pequenez, seja humildade, seja… tantas coisas, mas na pequenez. Os grandes se apresentam poderosos, pensemos na tentação de Jesus no deserto, como Satanás se apresenta poderoso, dono de todo o mundo: 'Eu dou tudo se você...'. Ao invés, as coisas de Deus começam brotando de uma semente, pequenas. E Jesus fala desta pequenez no Evangelho”.

Advertiu que “numa comunidade cristã onde os fiéis, os sacerdotes, os bispos, não tomam esta estrada da pequenez, falta futuro, ruirá. Foi o que vimos nos grandes projetos da história: cristãos que buscavam se impor, com a força, a grandeza, as conquistas... Mas o Reino de Deus brota no pequeno, sempre no pequeno, a pequena semente, a semente de vida. Mas a semente sozinha não pode nada. E há outra realidade que ajuda e que dá a força”.

Para explicá-lo, lembrou a profecia de Isaías: “Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor”.

O Papa Francisco insistiu: “O Espírito escolhe o pequeno, sempre. Ele não pode entrar no grande, no soberbo, no autossuficiente”.

Antes de finalizar sua homilia, Francisco fez um parêntese para explicar como até mesmo os teólogos precisam se tornar pequenos para poder fazer teologia: “Teólogos não são aquelas pessoas que sabem tantas coisas de teologia. Esses são enciclopedistas da teologia. Sabem tudo, mas são incapazes de fazer teologia porque a teologia se faz de joelhos, fazendo-se pequenos”.

"O verdadeiro pastor, seja ele sacerdote, bispo, papa, cardeal, qualquer que seja, se ele não se tornar pequeno, ele não é um pastor", destacou.

Leitura comentada pelo Papa Francisco:

Isaías 11,1-10

Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos, e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha com o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

Confira também: