O Papa Francisco retornará nesta sexta-feira, 29 de novembro, aos escritórios da Cáritas de Roma para se encontrar com os voluntários e as pessoas que recebem ajuda.

O Pontífice chegará às 16h (hora de Roma) na Cidadela da Caridade, onde está localizada a sede da Cáritas Roma. Francisco será acompanhado pelo Cardeal Angelo de Donatis, vigário de Roma, e pelo Bispo Gianpiero Palmieri.

O Papa visitará a estrutura da Cáritas e conhecerá as diferentes realidades que abriga no seu interior: o Centro Odontológico, a Casa de Acolhimento Santa Jacinta, o Empório da Solidariedade e um refeitório.

Em seguida, o Papa Francisco se encontrará na sala de reuniões com 220 pessoas que recebem assistência na Cidadela da Caridade e com voluntários da Cáritas, representando todas as obras diocesanas e da Cáritas paroquial.

Nesse encontro, o Papa fará um breve discurso a modo de saudação, depois de escutar a intervenção do diretor da Cáritas de Roma, Benoni Ambarus, e os testemunhos de alguns dos presentes.

O Santo Padre já havia visitado a Cáritas de Roma por ocasião da abertura da Porta Santa da Cidadela da Caridade, no início do Jubileu da Misericórdia. Esta nova visita faz parte das comemorações dos 40 anos da instituição.

A visita do Papa começará na igreja de Santa Jacinta, o centro do complexo. As instalações foram emprestadas pela Prefeitura de Roma e estão em um contexto de proteção patrimonial e ambiental.

Em seguida, será realizada a visita ao Centro Odontológico, onde trabalham 40 dentistas. A visita continuará no Empório da Solidariedade, o primeiro supermercado gratuito da Itália. Essas instalações foram criadas em 2008 e a cada ano recebe 1.500 famílias. Somente em 2018, 490 toneladas de alimentos foram distribuídas por um valor estimado de 770 milhões de euros.

Depois, Francisco irá para a Casa de Acolhimento Santa Jacinta, que abriga 82 pessoas com mais de 50 anos com graves condições socioeconômicas.

No refeitório, receberá 50 pessoas que vivem em diferentes centros de acolhimento. Por fim, na sala de reuniões, o encontro será realizado com as pessoas acolhidas, os voluntários e os trabalhadores das diferentes Cáritas paroquiais da Diocese de Roma e dos centros diocesanos.

Confira também: