Antes de retornar a seu país, 160 jovens peregrinos chilenos visitaram a sede da agência internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) nesta cidade. Eles formam parte de um grupo maior de dois mil e 500 jovens, que chegou até Colônia para participar da recente Jornada Mundial para a Juventude (JMJ) e encontrar-se com o Papa Bento XVI.

Na segunda-feira, logo de um animado encontro com os funcionários de AIS, participaram de uma Missa  na Igreja de Nossa Senhora em Königstein, presidida pelo Arcebispo de La Serena, Dom Manuel Donoso, e concelebrada pelo Secretário Geral da Conferência Episcopal do Chile, Dom Cristian Contreras, e o Pe. Joaquín Alliende, assistente eclesiástico internacional em AIS.

O grupo de peregrinos visitou o cemitério local, e a seu passo, entre cantos e bandeiras, atravessaram a cidade dando testemunho da alegria e a fé da juventude chilena.

“Trouxemos flores das cores da bandeira chilena para homenagear ao Padre Werenfried, fundador desta grande obra”, disse o porta-voz do grupo. “Desejamos que a vela que acendemos em sua tumba, seja igualmente expressão de nossa gratidão pela ajuda generosa que AIS brindou à Igreja no Chile durante as difíceis épocas que nos tocou viver. Estamos também unidos em oração por todos nossos benfeitores ao redor do mundo”.

O Pe. Joaquín Alliende, chileno de nascimento, expressou sua alegria pelo sinal de esperança que significam estes 160 jovens, que com suas bandeiras e cantos passearam pelas ruas de Königstein, dando um toque de alegria e cor a esta próspera paisagem. Deram a todos um concreto exemplo de gratidão”.