Investigadores da Universidade de Harvard anunciaram que a produção de células tronco sem utilizar embriões humanos é cada vez mais próxima e já não haveria pretexto para experimentos que supõem sua destruição.

De acordo com os cientistas Kevin Eggan e Douglas Melton, poderia-se obter células tronco equivalentes às embrionárias fundindo duas células. Os investigadores fundiram uma célula da pele com uma célula tronco embrionária, e o resultado foi uma célula híbrida com material genético proveniente de dois pais.

Os peritos demonstraram que a fusão celular suporta uma reprogramação de milhares de gens da célula da pele. Além disso, constataram que as células híbridas conservam numerosas propriedades das células tronco embrionárias, entre elas a capacidade de diferenciar-se em múltiplos tipos de células adultas.

Conforme sustenta um comunicado da Universidade do Harvard, "no futuro seria possível produzir células tronco sem utilizar embriões humanos".  Atualmente, persiste a controvérsia nos Estados Unidos pela investigação sobre as células tronco embrionárias. O governo do George Bush concedeu o uso de recursos federais só para estudos sobre células tronco embrionárias obtidas antes de agosto de 2001.