A Comissão Executiva da Conferência Episcopal Argentina, deu a conhecer esta segunda-feira um comunicado ante a renúncia de Dom Juan Carlos Maccarone ao governo da diocese de Santiago del Estero, no norte do país, supostamente ante indícios de inconducta sexual.

Na breve mensagem, os bispos argentinos assinalam que “a Igreja, na debilidade de seus filhos, é no mundo sinal da misericórdia de Deus Pai em Jesus Cristo. Isto nos exige dia a dia uma constante conversão e penitência sem temer à verdade nem pretender ocultá-la”.

“Sentimos nesta hora a dor e o desconcerto do nosso povo. É o momento de renovar nossa confiança no poder da graça de Deus”, adiciona o comunicado.

Os bispos também se solidarizam “com o presbitério e o povo de Santiago del Estero”.

Ante persistentes indícios de inconducta sexual com um adulto, Dom Maccarone, de 64 anos, decidiu apresentar sua renúncia, a mesma que o Papa Bento XVI aceitou imediatamente.

O Prelado decidiu retirar-se a um lugar indeterminado. “Acompanhamos a nosso irmão com afeto, compreensão e oração”, dizem a respeito dos bispos argentinos.

“Que Maria, Rainha dos Apóstolos, nos proteja e console neste momento de provação”, conclui o texto.