Ir. Ana Rosa Sivori é uma religiosa de 77 anos que chegou à Tailândia há mais de 50 anos. Em uma entrevista a Vatican News, explica como esperam seu primo, o Papa Francisco, no país asiático.

A religiosa faz parte das Filhas de Maria Auxiliadora, trabalha em uma escola feminina e no Hospital Saint Louis, um centro médico que o Santo Padre visitará em 21 de novembro, em Bangkok.

“Este hospital que o Papa Francisco visitará é um hospital católico. Há dois. Um dos Camilianos e este Saint Louis que é da diocese. O ambiente nesses hospitais é mais católico do que budista e as pessoas estão com muitas expectativas”, comentou a religiosa.

“Os doentes que o Papa poderá ver e cumprimentar são quase todos budistas, mas esperam este encontro porque sentem que o Papa Francisco é uma pessoa extraordinária. Eles o veem na televisão e agora se inscreveram para estar neste encontro”, continuou.

Ir. Ana Rosa também disse que a chegada do Santo Padre “é uma grande bênção e um presente especial para toda a Tailândia. Todos querem vê-lo. Nós lhes dizemos para que se preparem bem para o que dirá ou lhes dizemos que o que verão deve ser um alimento para a vida espiritual de cada um. Esperamos que depois da visita do Papa haja uma mudança de vida, que não seja mais tão banal, mas mais espiritual”.

Sobre o que os tailandeses acham sobre o Pontífice, a religiosa comentou que na Tailândia destaca-se sua “proximidade com as pessoas, sua simplicidade, sua coerência: o que diz e o que ensina é algo que ele vive e se vê como ele vive, de forma simples e austera consigo mesmo. Por tudo isso, as pessoas o apreciam muito”.

“Eles dizem que parece um de nós, um do povo. E é isso que os budistas dizem! Muitos budistas dizem: ‘Gosto de escutá-lo falar. Ele fala claro, fala de forma simples e de forma que todos possamos entender’. Realmente sentem isso e agora todos têm a ‘Pope fever’ (febre papal), assim o chamam: todos estão emocionados porque querem vê-lo, querem vir para Bangkok”.

Quanto à relação pessoal com seu primo, a quem viu pela última vez em março de 2018, a religiosa conta: “ele me pergunta como vai a vida na Tailândia e falamos de coisas normais que conversam duas pessoas que se encontram de vez em quando, mas nada em particular”.

O Papa Francisco partirá de Roma para a Tailândia nesta terça-feira, 19 de novembro. Sua chegada a Bangkok, capital do país asiático, está marcada para quarta-feira, 20.

Entre as atividades que o Papa terá na Tailândia estão duas Missas, uma na quinta-feira, 21 de novembro, no Estádio Nacional, e outra no dia seguinte com os jovens na Catedral da Assunção. O Santo Padre deixará o país no sábado, 23, e partirá para o Japão, onde ficará até 26 de novembro.

Confira também: