O Papa Francisco se dirigiu aos fiéis, cidadãos e autoridades da Tailândia através de uma mensagem de vídeo antes da viagem apostólica que fará a este reino do sudeste asiático a partir do próximo dia 20 de novembro, na qual afirmou que incentivará a minoria católica na fé.

Com mais de 65,5 milhões de habitantes, a Tailândia é um país majoritariamente budista, 95% da população segue esta religião. A principal minoria religiosa é a muçulmana, com 4% dos fiéis. Os católicos representam apenas 0,59% da população.

O Santo Padre, que também visitará o Japão nessa viagem, afirmou que, “como uma nação multiétnica e diversificada com ricas tradições espirituais e culturais, a Tailândia trabalhou muito para promover a harmonia e a coexistência pacífica, não só entre sua gente, mas também em toda região do sudeste asiático”.

“Neste mundo que muitas vezes experimenta discórdia, divisão, exclusão, esse compromisso de forjar uma unidade respeitosa da dignidade de todo homem, mulher e criança pode servir de inspiração para os esforços que as pessoas de boa vontade em todo o mundo realizam para promover um desenvolvimento grande, verdadeiro de nossa família humana em solidariedade, em justiça e vivendo em paz”.

Em sua mensagem de vídeo, o Papa Francisco explicou que “durante minha viagem, terei a oportunidade de me encontrar com a comunidade católica da Tailândia para incentivá-los na sua fé e na contribuição que oferecem a toda a sociedade. São tailandeses e devem trabalhar para a própria pátria”.

"Também espero reforçar as ligações de amizade que compartilhamos com os numerosos irmãos e irmãs budistas que dão testemunho eloquente dos valores da tolerância e da harmonia que caracterizam seu povo".

Assegurou que confia que a sua “visita contribua para colocar em relevo a importância do diálogo inter-religioso, da compreensão recíproca e da cooperação fraterna, especialmente ao serviço dos pobres, dos mais necessitados e ao serviço da paz. Neste momento, precisamos trabalhar muito pela paz. Sei que muitas pessoas estão trabalhando para preparar minha visita, agradeço de coração. Nestes dias, levo todos, queridos amigos, em minhas orações”.

“Peço por vocês, por suas famílias, por sua pátria; e, por favor, peço também que rezem por mim. Muito obrigado”, concluiu o Papa Francisco.

A Igreja na Tailândia possui 11 circunscrições eclesiásticas, 502 paróquias, 566 centros pastorais de diferentes tipos.

Quanto aos ministros, possui 16 bispos, 523 sacerdotes diocesanos, 312 sacerdotes religiosos, 123 religiosos não sacerdotes, 1.461 religiosas, 57 membros de institutos seculares, 221 missionários leigos, 1.901 catequistas e 306 seminaristas.

Confira também: