O episcopado espanhol expressou sua solidariedade com a Comunidade de Taizé ao anunciar a viagem de dois bispos espanhóis para participar dos funerais do recentemente assassinado Irmão Roger, fundador de dita comunidade ecumênica localizada na França, e o envio de uma carta de condolência dirigida a seu atual prior, o Irmão Alois Löser.

Através de um comunicado, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) anunciou esta segunda-feira que tanto Dom José Vilaplana Blasco, Bispo de Santander e Presidente da Comissão Episcopal do Clero como Dom Joan Enric Vives, Bispo de Urgell e Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Universidades viajarão a França para estar presentes no funeral do Irmão Roger Schütz que terá lugar na terça-feira 23 de agosto na Igreja de Taizé.

Os dois bispos representantes da CEE concelebrarão em uma cerimônia que será presidida pelo Cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, enviado expressamente para a ocasião pelo Papa Bento XVI.

Segundo a nota da CEE, “a cerimônia incluirá uma Missa católica e uma liturgia de caráter ecumênico, em que tomarão parte diversos representantes das Igrejas cristãs evangélicas”.

Símbolo do espírito ecumênico

Do mesmo modo, o organismo episcopal enviou uma carta de condolência à Comunidade de Taizé, por meio de seu Presidente, Dom Ricardo Blázquez Pérez, na qual manifesta sua proximidade e eleva a Deus uma oração pela alma do Irmão Roger Schütz.

Na carta, enviada ao Irmão Alois Löser, Prior da Comunidade de Taizé, o Bispo do Bilbao roga, em nome de todos os bispos espanhóis, fazer “chegar nossa proximidade, de forma muito especial nestes momentos, a todos os irmãos da Comunidade de Taizé, à que o Irmão Roger dedicou sua vida e que se converteu em um símbolo do espírito ecumênico e da juventude do Evangelho”.

O Irmão Roger, o monge suíço protestante que fundou a comunidade de Taizé –um dos mais importantes centros ecumênicos do mundo– foi assassinado apunhalado por uma mulher romena em terça-feira passada 16 de agosto à  noite durante um serviço religioso no qual estavam presentes umas duas mil e 500 pessoas.