Uma catedral no sudoeste da França teve seus cálices e outros objetos religiosos roubados depois que um bando abriu a porta da igreja usando um tronco de uma árvore amarrado em um automóvel.

Aproximadamente às 2h (hora local), na segunda-feira, 4 de novembro, o carro foi conduzido contra a porta da Catedral de Sainte-Marie d'Oloron, abrindo-a.

O templo está localizado na cidade francesa de Oloron-Sainte-Marie, a cerca de 30 quilômetros da fronteira espanhola e localizada ao longo do Caminho de Santiago, uma rota tradicional de peregrinação ao túmulo do apóstolo São Tiago.

Uma vez dentro da catedral, os ladrões foram à capela, onde ficavam guardados muitos artigos sagrados e litúrgicos, e cortaram as barras de ferro que protegiam os cálices, as âmbulas e outros objetos utilizados na Missa.

O Bispo de Bayona e Oloron, Dom Marc Aillet, disse que o crime foi um "roubo sacrílego, uma vez que são objetos de culto, alguns dos quais ainda hoje são usados ​​em certas grandes circunstâncias".

Além dos artigos religiosos, também roubaram um presépio de 100 anos de antiguidade e paramentos. Parece que os ladrões realizaram uma visita prévia à catedral para calcular todos os detalhes e cometer o crime.

Os moradores locais foram acordados pelo acidente e deram o sinal de alarme, mas a polícia não conseguiu prender os criminosos ou recuperar os itens. Testemunhas disseram que três ladrões escaparam em outro veículo.

Não há uma descrição dos ladrões e os motivos não são conhecidos. As autoridades confirmaram que uma investigação está em andamento.

A catedral foi construída no século XII e foi classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1998. Segundo a BBC, o roubo da segunda-feira, 4 de novembro, é o primeiro ataque contra esta igreja em sua história.

Herve Lucbereilh, o prefeito de Oloron, disse em uma mensagem de vídeo que o roubo estava danificando a cidade e que os itens levados também tinham um valor emocional e cultural significativo.

Os objetos capturados “fazem parte da imaginação do povo de Oloron, de sua história, de suas raízes. É como se uma parte do seu coração tivesse sido arrancada”, disse Lucbereilh.

O ataque à Catedral de Oloron é o último de uma onda de roubos a igrejas na França. Em 2018, houve 129 roubos e 877 incidentes de vandalismo em locais católicos franceses, número que quadruplicou em relação a 2008.

Durante os primeiros três meses de 2019, 228 “atos violentos anticristãos” foram relatados no país.

Confira também: