Antes de iniciar a reza do Ângelus, o Papa Bento XVI anunciou, ante a ovação da multidão presente, que a seguinte Jornada Mundial da Juventude se realizará na cidade de Sydney, na Austrália, no ano 2008.

Do mesmo modo, o Santo Padre indicou que a palavra obrigado “Deus mesmo a gravou nos seus corações e a rubricou com a Eucaristia”, ante a ovação dos jovens presentes no Marienfeld.

O Santo Padre explicou que “a palavra agradecimento, que nasce da fé, se expressa no canto de louvor a Ele, Pai, Filho e Espírito Santo, que nos deu uma prova mais do seu imenso amor”.

Seguidamente, agradeceu a todos aqueles que se encarregaram da organização desta JMJ Colônia 2005, começando pelo Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner; e às autoridades políticas e administrativas que estiveram envolvidas na mesma.

Ao finalizar a oração mariana, o Pontífice despediu calorosamente aos jovens em nove idiomas distintos: francês, inglês, espanhol, italiano, polonês, português, filipino, swahili e alemão, exortando aos presentes a “adorar a Cristo em seu coração” já que o encontraram e a estar “sempre dispostos a dar razão de sua esperança”.