O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 30 de outubro, como novo bispo Diocese de Leopoldina (MG), Dom Edson José Oriolo dos Santos, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

A Diocese de Leopoldina estava vacante desde 12 de dezembro de 2018, quando o seu então Bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento foi transferido para a Diocese de São João Del Rei (MG).

O novo Bispo, Dom Edson José Oriolo dos Santos, nasceu em 18 de setembro de 1964, em Itajubá (MG). Estudou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, também no estado de Minas, e teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus de Taubaté (SP).

Obteve ainda especialização em Filosofia pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e licenciatura em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Além disso, frequentou cursos de Gestão e Marketing na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ).

Em 5 de maio de 1990, foi ordenado sacerdote e incardinado na Arquidiocese de Pouso Alegre, onde serviu como vigário paroquial, professor de Filosofia no Seminário Arquidiocesano, pároco, professor Cônego do Capítulo Metropolitano, promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico de Pouso Alegre, vigário episcopal para a Administração do Sacramento da Confirmação.

Foi nomeado Bispo auxiliar de Belo Horizonte em 15 de abril de 2015 e recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de julho do mesmo ano. Baseado na carta de São Paulo aos Efésios (3,8), seu lema episcopal é “Evangelizare Misericordiae e Divitias” e significa “Anunciar as riquezas da misericórdia”.

Confira também: