Em meio de um grande ambiente de festa, caracterizado pelas danças e os cantos de louvor a Deus de muitos dos peregrinos que assistiram à Vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ); vários deles compartilharam seu testemunho e opinaram sobre as palavras que o Papa Bento XVI dirigiu aos assistentes.

Em diálogo com ACI Prensa, a espanhola Rocio Yañez, que chegou a Colônia de Madrid, afirma que “tudo isto está muito bonito e o que disse o Papa no discurso é verdade, porque ele é o Papa. É o Papa e ponto”.

Por sua parte, Leandro Marciano do Uruguai, indica que tudo é “simplesmente espetacular. Bento XVI comunica a Cristo e nos dá mais razões para acreditar, para seguir o caminho. O que nos disse na sua mensagem também faz parte dessa tarefa que devemos cumprir para poder ajudar na construção de seu reino”.

Mery Cortês é uma peruana radicada nos Estados Unidos, que chegou a Colônia depois de uma viagem bastante longa e difícil. “Estou acompanhando a muitos jovens que vêm comigo desde Chicago. Não foi fácil chegar até aqui mas valeu a pena para poder escutar a Bento XVI. Ainda não o conhecemos muito mas o que disse nos enche de esperança e nos alenta a seguir”.

República Dominicana também tem alguns representantes nesta JMJ Colônia 2005. Ernesto Guevara é um jovem que veio junto com outros 46 desde Santo Domingo. “Somos um grupo de 47 pessoas as que viemos desde Santo Domingo e que pertencemos ao Caminho (Neocatecumenal). É impressionante ver tanta gente de tantos lugares compartilhando sua fé em Deus. É muito bom que todos tenhamos a mesma fé. O que o Papa disse enche a todos de esperança e nos indica a rota a seguir”, ressalta.

Desde Temuco, Chile, David Castro e outros mais chegaram para encontrar-se também com o Papa Bento XVI e escutá-lo. “Esta é uma muito boa experiência e me alegra poder estar aqui. É uma experiência que não vou esquecer jamais e que me serve para crescer na fé e para alimentar minha esperança. Bento XVI pode contar conosco”, destacou.