A figura do Servo de Deus, Papa João Paulo II, está presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Colônia 2005 e na memória de todos os jovens que se reunem aqui para celebrar sua fé. Prova disso é a singela homenagem que uns mexicanos lhe rendem no Marienfeld.
O setor E1, uma das muitas seções nas quais está dividido o grande Marienfeld (Campo de Maria) é o lugar em que alguns mexicanos colocaram o cartaz com a imagem do falecido Pontífice.
Sem querer, converteram seu setor em lugar de passagem obrigado para todos os peregrinos que se encontram aqui, à espera da Missa final que se celebrará amanhã domingo com o Papa Bento XVI. Ninguém é indiferente a este grande retrato de aproximadamente dois metros de alto por um metro e meio de largura.
Em diálogo com o ACI Prensa, Dália Guerreiro, uma mexicana radicada nos Estados Unidos, relata que a idéia de levar o pôster foi do coordenador de seu grupo paroquial nos Estados Unidos, Alejandro Jaramillo.
“Desde que viemos aqui em peregrinação todos os que se cruzavam conosco tiveram algo que fazer com a imagem de João Paulo II. Alguns se faziam o sinal da cruz, outros simplesmente viravam para olhar, mas todos tinham alguma reação positiva ao ver a grande foto do Papa. De fato não é fácil transportá-la porque andar com ela nos significa  procurar sempre espaço extra para colocá-la”, comenta Guerrero.
“Nunca vamos esquecer a João Paulo II. O Papa de agora parece bom também mas João Paulo II tinha um carisma muito especial”, diz Dália.
Uma coisa que lhe chama a atenção  e que também pudemos apreciar “é a quantidade de velas que os jovens colocaram aos pés da imagem. Nós pusemos umas cinco; e agora devem haver 40 ou 50”, indica.
“Todos os que passam param, rezam e olham para a foto; e alguns lhe deixam  a vela que levam. De verdade que é tudo muito bonito”, destacou a mexicana..