A Basílica da Catedral de Notre Dame de Quebec, na cidade de Quebec (Canadá), está trabalhando para substituir as relíquias dos santos canadenses que foram roubadas no mês passado.

Em uma matéria publicada em 25 de outubro, Dom Denis Bélanger disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que na noite de 11 de setembro alguém invadiu a catedral quebrando uma janela.

O dinheiro das caixas de doações da igreja já havia sido coletado, então, o desconhecido roubou um grande relicário que continha relíquias de santos canadenses, além de alguns itens da loja de presentes do templo.

"Um guarda que estava fazendo uma ronda viu que alguém havia forçado a porta, deste modo, tentou intervir, mas a pessoa fugiu", disse Dom Bélanger. A catedral apresentou uma denúncia à polícia, indicou o Prelado, mas ainda não foram capazes de localizar o relicário ou identificar o delinquente.

Dom Bélanger acrescentou que, embora a catedral normalmente possua câmeras de segurança, a equipe percebeu após o incidente que um dos discos rígidos do sistema de câmeras havia quebrado, de modo que nenhum vídeo do roubo foi gravado.

O Prelado espera que as relíquias possam ser recuperadas, enquanto isso, a catedral já está trabalhando para obter outras relíquias dos mesmos santos. "O fato é que as próprias relíquias não têm valor comercial e só esperamos recuperá-las. A maioria delas são relíquias de bênçãos e santos do nosso país", acrescentou.

As relíquias são objetos físicos que têm uma associação direta com os santos ou com Jesus. Podem ser objetos do próprio santo, conhecidos como relíquias de primeira classe, como uma mecha de cabelo ou um frasco de sangue; podem ser itens ou roupas que pertenciam à pessoa, conhecidas como relíquias de segunda classe; as relíquias de terceira classe são objetos tocados pelo santo ou por outra relíquia de primeira classe. Um relicário é um objeto no qual se guardam as relíquias.

Alguns dos santos nativos do Canadá cujas relíquias estavam no relicário roubado incluem São François de Laval, Santo André de Montreal, Santa Marguerite Bourgeoys e Santa Kateri Tekakwitha. O relicário também continha relíquias de três dos oito mártires americanos: Pe. Jean de Brébeuf, Pe. Charles Garnier e Pe. Gabriel Lalemant, missionários jesuítas franceses mortos por tribos da Confederação Iroquesa.

"Temos relíquias de apenas três deles, porque os corpos dos outros cinco nunca foram recuperados", disse Dom Bélanger.

Muitos dos santos foram canonizados recentemente, acrescentou Dom Bélanger, o que facilita um pouco a obtenção de relíquias de substituição para a igreja.

Confira também: