800 mil jovens provenientes de todas partes do mundo participaram ativamente da Vigília de oração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Colônia 2005.

Para o evento se contou com a presença de dois coros, dirigidos por Andreas Höfling, um conjunto musical de 15 pessoas liderado por Thomas Gabriel e a direção litúrgica do Padre Manfred Kollig.

O início da Vigília esteve marcado pela colocação da cruz ao pé da colina das 70 nações e a música do conjunto musical.

Seguidamente, o Santo Padre benzeu um grande sino em memória do recordado servo de Deus, João Paulo II. Durante o ato os peregrinos não deixavam de aplaudir e dar vivas em honra ao falecido Pontífice, cuja comemoração terminou com o reiterado tangido do sino já bento.

Continuando com a tradição das distintas JMJs que se realizaram até agora, dois jovens, um italiano e uma alemã, deram seu testemunho de vida cristã e puderam conversar brevemente com o Papa.

Um grupo de seis jovens índios –cinco homens e uma mulher– realizaram, por sua parte, uma apresentação pantomímica na colina que procurava ser uma espécie de antífona para o salmo que se rezou; e logo do correspondente procesional, um diácono leu do evangelho de Mateus, o relato dos reis magos.

Conforme ao caminho espiritual desenvolvido para a JMJ se lê a perícopa vigente para todos os dias até a frase: “Entraram na casa; viram o menino com Maria, sua mãe e, prostrando-se, Adoraram-lhe.” A seguir se leu o resumo do evangelho em inglês, francês, espanhol, italiano e polonês;  com o canto do aleluia.

Um grupo de jovens levou até o altar um ícone da Virgem Maria, que foi colocado perto do altar se localizado especialmente para a celebração da Missa de amanhã.

Parte importante e central da vigília, além do discurso do Papa Bento, foi a adoração eucarística, em que se entoaram cantos como o Tantum Ergo e no que todos os presentes participaram com especial devoção.

A luz do Presépio é levada ao Papa por dois escoteiros, que a distribuem logo a todos os participantes com os círios de aproximadamente dois metros para compartilhar a luz que acabam de acender.

Houveram outros cantos e orações com os que concluiu a Vigília, que procurou de maneira clara, destacar a centralidade da Eucaristia na vida dos jovens católicos.

Os jovens pernoitarão agora no campo e esperarão à Missa de Clausura que será presidida pelo Papa Bento XVI às 10h, hora local.