O Papa Francisco nomeou Dr. Davide Giulietti como o novo Subdiretor dos Serviços de Segurança e Proteção Civil do Estado da Cidade do Vaticano e Subcomandante do Corpo de Gendarmaria.

A nomeação ocorreu depois da nomeação feita pelo Santo Padre, no dia 15 de outubro, de Gianluca Gauzzi Broccoletti como novo diretor dos mencionados organismos vaticanos, substituindo assim a Domenico Giani, cuja renúncia foi aceita no dia anterior.

Davide Giulietti passará a ocupar o cargo anteriormente ocupado por Gianluca Gauzzi.

A renúncia de Domenico Giani se deve ao fato de que, de acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Vaticano, em 2 de outubro, alguns meios de comunicação publicaram “uma Disposição de Serviço confidencial, assinada pelo Comandante da Gendarmaria do Vaticano, Dr. Domenico Giani, relativa aos efeitos de algumas limitações administrativas dispostas ao pessoal da Santa Sé”.

O comunicado fazia referência ao memorando interno publicado pelo meio italiano ‘L’Espresso’ sobre a suspensão de cinco funcionários do Vaticano após a busca e apreensão realizada nos escritórios da Secretaria de Estado, em 1º de outubro.

Além disso, enfatizou-se que "o comandante não tem qualquer responsabilidade pessoal no episódio" e que a renúncia se deve ao fato de que o vazamento da disposição "prejudicou seriamente a dignidade das pessoas envolvidas e a imagem da Gendarmaria".

Confira também: