“A esse mundo e a essa sociedade hoje Cristo vos envia” a pregar o Evangelho, recordou o Bispo de Aguascalientes, Dom Ramón Godínez Flores, aos seminaristas e formadores do Seminário Diocesano ao iniciar o ciclo 2005-2006.

“Numerosos fiéis, sobre tudo jovens, não querem saber nada da Igreja; não apreciam vitalmente a celebração Eucarística, nem os domingos”, afirmou o Prelado. Acrescentou que é um desafio pastoral revitalizar uma sociedade em que só 35 por cento dos que se consideram católicos vão na Missa.

Dom Godínez explicou que quem sente o chamado de Cristo à vida sacerdotal experimentam o auxílio do Espírito Santo, que chega para lhes dar lucidez de mente e força de vontade, e assim andar com segurança “pelos caminhos do amor a Cristo e a seu Evangelho, e pelos caminhos da comunhão e a solidariedade”.

Por outro lado, o Bispo aproveitou para denunciar o afã pelo prazer que envenena a sociedade, assim como a fragilidade da família nesses dias, que naufraga diante do menor problema e que encontra no divórcio e a violência falsas soluções às adversidades.

“busca-se sempre uma emoção intensa e passageira. Os jovens se deslumbram com o dinheiro. É como seu ídolo que os faz percorrer toda sorte de caminhos, sem pensar se são caminhos luminosos ou pecaminosos. Não procuram o que os humaniza nem o que os faz mais responsáveis. Não conta para muitos deles a Lei de Deus”, advertiu.

Finalmente, o Prelado chamou a viver estes tempos difíceis com a esperança seguindo o exemplo de Santa María. “Assim caminha a Igreja entre as perseguições do mundo e os consolos de Deus”, destacou.