Em meio à violência desencadeada em Culiacán, no estado mexicano de Sinaloa, por uma operação que levou à prisão de Ovidio Guzmán López, filho do traficante de drogas Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera, a Igreja no México expressou sua proximidade aos cidadãos e pediu que "Deus lhes conceda paz".

Em um comunicado enviado à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, a Diocese de Culiacán disse que, “em momentos onde o medo e a insegurança reinam nas ruas da capital de Sinaloa, nos unimos àqueles que buscam a paz e o bem-estar em Culiacán. Desejamos que em cada família reine a unidade na oração e que, como membros desta sociedade, sejamos promotores de reconciliação”.

“Desejamos que regresse o ambiente de convivência e desejamos que a paz se reestabeleça logo. Aos membros de nossa cidade, convidamos a não se colocarem em situações de risco e estejamos atentos às indicações que nos ajudem a retornar à nossa vida cotidiana”, acrescentou a diocese mexicana.

Por sua parte, por meio do Twitter, Dom Alfonso Miranda Guardiola, Bispo Auxiliar de Monterrey e Secretário-Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), expressou "nossa solidariedade, apoio e proximidade nesta noite ao povo de Culiacán".

“Deus lhes conceda paz, proteja e abençoe vocês. Rezamos por eles e por todo o México”, assegurou.

De acordo com uma mensagem publicada por Alfonso Durazo Montaño, Secretário de Segurança e Proteção Cidadã do México, na tarde de 17 de outubro, uma patrulha de 30 elementos da Guarda Nacional e da Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) foi atacada de uma casa durante uma "patrulha de rotina" em Culiacán.

Ao repelir o ataque, disse, a patrulha "assumiu o controle da casa localizando quatro ocupantes em seu interior. Durante esta ação, um deles foi identificado como Ovidio Guzmán López”.

Ovid Guzmán López e seu irmão Joaquín foram acusados ​​pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por traficar cocaína, metanfetaminas e maconha para esse país.

Segundo Durazo Montaño, a captura de Guzmán López, filho do narcotraficante recentemente condenado à prisão perpétua e 30 anos adicionais de prisão por um tribunal de Nova York (Estados Unidos), fez com que “vários grupos do crime organizado cercassem a casa com uma força maior que a da patrulha, outros grupos também realizaram ações violentas contra os cidadãos em várias partes da cidade, gerando uma situação de pânico”.

Finalmente, a patrulha suspendeu suas ações, libertando o filho de El Chapo, "com o objetivo de salvaguardar o bem superior da integridade e tranquilidade da sociedade Culiacanense", afirmou o secretário de Segurança e Proteção Cidadã do governo de Andrés Manuel López Obrador.

Diante da violência, a Diocese de Culiacán pediu para se unir em oração por Culiacán e por todo o México com a seguinte oração:

Senhor Jesus, tu és a nossa paz, olha nossa pátria danificada pela violência e dispersa pelo medo e pela insegurança.
Consola a dor daqueles que sofrem. Dá acerto às decisões daqueles que nos governam. Toca o coração daqueles que esquecem que somos irmãos e causam sofrimento e morte.
Dá-lhes o presente da conversão. Proteja as famílias, nossas crianças, adolescentes e jovens, nossos povos e comunidades.
Que, como seus discípulos missionários, cidadãos responsáveis, saibamos ser promotores da justiça e da paz, para que em ti nosso povo tenha uma vida digna.
Amém
Santa Maria de Guadalupe, Rainha da Paz, rogai por nós.

Confira também: