A cerimônia de exéquias do fundador da Comunidade Ecumênica de Taizé, que terá lugar na próxima terça-feira à tarde, contará com a presença de milhares de pessoas que chegarão a dar-lhe o último adeus, entre elas o presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, Card. Walter Kasper, e o Ministro francês do Interior e os Cultos, Nicolas Sarkozy.

Conforme informou a agência EFE, a cerimônia incluirá uma Missa católica e uma liturgia ecumênica, com a leitura de textos por parte de representantes das Igrejas protestantes.

O assassinato do fundador desta comunidade de diálogo e reconciliação entre as Igrejas cristãs, causou comoção no mundo e se multiplicaram os tributos póstumos e as mensagens de pêsames. O irmão Roger Schütz foi atacado a punhaladas por uma mulher romena durante a celebração das Vésperas na terça-feira passada.

O Irmão Roger nasceu na Suíça faz 90 anos. Seu sucessor, o irmão Alois, é um católico alemão a quem o próprio fundador designou faz oito anos.

Fiéis procedentes de diversos países estão visitando o templo de Taizé onde se velam os restos do Irmão Roger, cujo corpo, vestido com uma túnica branca, repousa no coro, na capela ardente.