Antes de dar a Bênção final da Missa em que canonizou 5 novos beatos, o Papa Francisco compartilhou sua preocupação pela situação da população, e em particular das famílias cristãs, do noroeste de Síria, onde a Turquia iniciou esta semana uma campanha militar contra as tropas curdas que controlam a região.

Depois de finalizar a Missa de canonização do Cardeal Newman e outros 4 novos Santos, este domingo 13 de outubro, o Pontífice dirigiu seu pensamento à população do Oriente Médio que segue padecendo as consequências da guerra.

“Em particular à amada e martirizada Síria, de onde chegam novamente notícias dramáticas da sorte da população do nordeste do país, forçada a abandonar seus lares por causa das ações militares”, foram as palavras do Pontífice antes de rezar o Ángelus. “Entre esta população também há muitas famílias cristãs”, recordou o Papa Francisco.

O Santo Padre pediu “a todos os atores implicados e à comunidade internacional que se comprometam com sinceridade no caminho do diálogo para procurar soluções eficazes”.

As tropas turcas cruzaram sua fronteira sul e ocuparam parte do território sírio depois de que no domingo 6 de outubro os Estados Unidos retirasse os efetivos que tinha na zona. Turquia aproveitou essa circunstância e no dia seguinte, segunda-feira 7 de outubro, lançou a operação militar destinada a neutralizar às forças curdas instaladas no território.

O exército turco, mediante bombardeios aéreos e a ocupação do território com soldados de seu aliado o Exército Livre Sírio, formado por opositores ao presidente sírio Bashar Al Assad, pretende expulsar os curdos e assentar ao longo da fronteira aos perto de três milhões de refugiados sírios que estão instalados em território turco.

Confira: