Muitos brasileiros acompanharão a canonização de Irmã Dulce no próximo domingo, 13 de outubro, e, na terra da primeira santa brasileira, os seus devotos se reunirão no Santuário da Mãe dos Pobres para participar deste momento histórico.

No Santuário, em Salvador, a canonização do Anjo Bom da Bahia será transmitida ao vivo através de um telão de 15 metros quadrados, a partir das 4h30.

A cerimônia de canonização será presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, e começará às 10h, no horário de Roma, isto é, às 5h, no Brasil.

Irmã Dulce dos Pobres será a primeira santa nascida no Brasil e sua data litúrgica seguirá sendo 13 de agosto. Sua canonização acontecerá 27 anos após seu falecimento e será uma das mais rápidas da história recente da Igreja, ficando atrás apenas do Papa João Paulo II, que ocorreu nove anos desde que faleceu, e de Madre Teresa de Calcutá, canonizada 19 anos depois de sua morte.

Para agradecer a Deus por esta graça, os fiéis de Salvador participarão de uma Semana da Gratidão, de 12 a 19 de agosto, com eventos abertos à comunidade, no Santuário de Irmã Dulce.

 “Será uma semana em que vamos agradecer a Deus, através da liturgia e do nosso coração alegre, por esse grande feito na vida de Irmã Dulce dos Pobres, que é a sua Canonização, pois ela chega à honra dos altares”, explica o reitor do Santuário, Frei Giovanni Messias.

A programação da Semana da Gratidão será aberta no sábado, 12 de outubro, às 22h, com uma Missa presidida pelo Bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, dando início à Vigília dos Jovens Adoradores, da Arquidiocese de Salvador, que seguirá às 6h de domingo, 13 de outubro.

Durante a vigília, às 4h, Padre Josuel Jesus, formador do Seminário São João Maria Vianney, conduzirá a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 5h haverá uma alvorada e às 5h10 terá início a transmissão ao vivo da cerimônia de canonização. Logo depois, os fiéis irão compartilhar um café da manhã.

No domingo, como ação de graças pela canonização, haverá missas às 8h30, 12h e 16h. Além disso, outros eventos vão reunir os devotos de Irmã Dulce ao longo do dia: a Feira da Gratidão, às 10h; a recitação do Terço em honra à Santa Dulce, às 15h; e um show, às 19h.

Durante os demais dias da semana, até 19 de outubro, a programação da Semana da Gratidão contará com Missas, Feira da Gratidão, Terço em honra à Santa Dulce e show.

Confira também: