A Conferência Episcopal Polonesa anunciou que o processo de beatificação de Karol Wojtyla e Emilia de Kaczorowski, os pais de São João Paulo II, começará em breve.

“O episcopado concordou (Nihil Obstat) com o início do processo de beatificação dos pais de São João Paulo II, Karol Wojtyla e Emília de Kaczorowski. É a oportunidade de pedir à Santa Sé que inicie o processo em nível diocesano”, indicaram os bispos em um comunicado publicado na quarta-feira, 9 de outubro.

O termo Nihil Obstat, que significa "nada impede", refere-se, neste caso, à aprovação do clero polonês, desde o ponto de vista moral e doutrinal, sobre o processo de beatificação. Ou seja, que não há circunstâncias que impeçam sua realização e que há os requisitos necessários.

No final de julho de 2018, o então Arcebispo de Cracóvia (Polônia) e ex-secretário pessoal de São João Paulo II, Cardeal Stanislaw Dziwisz, disse que tinha em seu coração a possibilidade de iniciar o processo de beatificação e canonização dos pais de São João Paulo II.

“Não há dúvida de que a atitude espiritual do futuro Papa e santo se formou na família graças à fé dos pais. Eles poderiam se tornar um exemplo para as famílias modernas e os padroeiros das nossas famílias”, disse em uma homilia pronunciada na paróquia de Santa Ana, localizada na vila de Wohyn, província de Lublin (leste da Polônia).

Além disso, em 5 de agosto de 2018, a doutora em ciências humanas e jornalista polonesa Milena Kindziuk admitiu em uma coluna de opinião estar “muito feliz por escutar as palavras do Cardeal Dziwisz sobre o fato de que os pais de São João Paulo II viveram como santos” e eles poderiam se tornar “um exemplo para as famílias contemporâneas ”.

Confira também: