Na segunda congregação geral realizada na tarde de segunda-feira, 7 de outubro, no Vaticano, os 176 padres sinodais presentes na sala elegeram os membros da Comissão de elaboração do documento final e os da Comissão de Informação.

Os membros da Comissão de elaboração do Documento final são: Dom Mario Antônio da Silva, Bispo de Roraima; Dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo e presidente da Conferência Episcopal Peruana; Dom Nelson Jair Cardona Ramírez, Bispo de San José del Guaviare (Colômbia); e Dom Sergio Alfredo Gualberti Calandrina, Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).

Os prelados eleitos se juntam ao restante da comissão composta pelo relator geral e presidente, Cardeal Cláudio Hummes; pelo secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri; pelo pró-secretário-geral, Dom Mario Grech; e pelos secretários especiais: Cardeal Michael Czerny e Dom David Martínez de Aguirre Guinea.

Outros três membros de nomeação pontifícia serão oficializados nos próximos dias.

Como membros da Comissão de informação foram eleitos: Dom Erwin Kräutler, Prelado Emérito de Xingu (Brasil); Dom Rafael Cob García, Vigário Apostólico de Puyo (Equador); Dom José Ángel Divassón Cilveti, Vigário Apostólico de Puerto Ayacucho (Venezuela); e o sacerdote jesuíta italiano e diretor de ‘La Civiltà Cattolica’, Pe. Antonio Spadaro.

Estes se somam a Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para as Comunicações; ao Pe. Giacaomo Costa, secretário do mencionado dicastério; ao diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni; ao diretor editorial do Dicastério para as Comunicações, Andrea Tornielli; à religiosa Maria Inês Lopes dos Santos, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB; e a Maurício López Oropeza, secretário executivo da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM).

Confira também: